|   Jornal da Ordem Edição 4.431 - Editado em Porto Alegre em 22.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

02.05.07  |  Criminal   

Ex-prefeito de Cidreira poderá trabalhar antes de cumprir a pena

Ex-prefeito de dois municípios do RS, o gaúcho Elói Braz Sessim conseguiu, por via de habeas-corpus, o direito a trabalho externo mesmo sem ter cumprido 1/6 da pena de seis anos e oito meses de reclusão no regime semi-aberto.

A decisão foi da 5ª Turma do STJ, que considerou as condições favoráveis ao réu, já que foi condenado ao regime semi-aberto.

O TJRS, atuando como Juízo das Execuções Penais, indeferiu o pedido de trabalho externo, por considerar que Sessim não preencheu o requisito temporal para a obtenção do benefício.

O STJ tem consagrado entendimento de que se admite a concessão do trabalho externo a condenado ao regime semi-aberto independentemente do cumprimento de 1/6 da pena, contrariando as decisões de primeira e segunda instância.

De acordo com a relatora, ministra Laurita Vaz, é desnecessário o cumprimento mínimo da pena para a concessão do benefício de trabalho externo, desde que satisfeitos os demais requisitos necessários. (Com informações do STJ).

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro