|   Jornal da Ordem Edição 3.913 - Editado em Porto Alegre em 16.08.2022 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

06.06.07  |  Internacional   

Ex-assistente do vice-presidente dos EUA é condenado a dois anos de prisão

Lewis Scooter Libby, ex-assistente do vice-presidente dos EUA, Dick Cheney, foi condenado ontem (05)  a dois anos de prisão por mentir e obstruir uma investigação do FBI (polícia federal americana). Libby foi acusado por seu papel no escândalo conhecido como "Plamegate", no qual a identidade da ex-agente secreta da CIA (agência inteligência americana) Valerie Plame foi revelada.

Frente a um tribunal lotado, o juiz federal responsável pelo caso afirmou que as provas demonstraram abundantemente a culpa de Libby. Ele é o mais alto oficial dos EUA condenado por um crime desde meados dos anos 1980.

A identidade de Valerie Plame foi vazada a repórteres em 2003 depois que seu marido, um diplomata americano, começou a criticar o governo do presidente dos EUA, George W. Bush, por suas políticas com relação ao Iraque. Condenado por atrapalhar a investigação sobre o caso, Libby não foi acusado de informar o nome da ex-agente secreta para a mídia - na verdade, ninguém foi acusado pelo vazamento.

Até então pouco conhecido fora dos círculos de Washington, Libby era uma das figuras mais influentes na Casa Branca, e teve papel importante em moldar as políticas de Bush. Seu indiciamento, em 2005, foi um grande golpe contra o governo.

Apesar de Bush ter o poder constitucional de conceder o perdão para condenados na Justiça, a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, afirmou que esta intervenção não está nos planos do presidente neste momento.

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2022 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro