|   Jornal da Ordem Edição 4.330 - Editado em Porto Alegre em 01.07.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

07.04.15  |  Dano Moral   

Estado e Município terão que indenizar paciente por danos morais

O paciente, internado em uma Unidade de Pronto Atendimento 24h, necessitava realizar hemodiálise. A unidade não pôde fazer o tratamento, e a família conseguiu uma liminar para que fosse transferido até um hospital capaz de atendê-lo, mas o paciente morreu no dia seguinte.

O Estado do Rio de Janeiro e o Município de Araruama, na Região dos Lagos, foram condenados pela juíza Alessandra de Souza Araujo, titular da 1ª Vara Cível de Araruama, a indenizarem em R$ 400 mil a família de J. G. de S., por danos morais.

O senhor tinha 56 anos e estava internado em uma Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA), em Araruama. O paciente necessitava realizar hemodiálise. Como a unidade não pôde fazer o tratamento, a família dele conseguiu uma liminar para que J. G. fosse transferido até um hospital capaz de atendê-lo.

Apesar da liminar conseguida, J. G. morreu no dia seguinte. A magistrada entendeu que o estado falhou no atendimento.

“São inúmeros os processos deflagrados perante esta Vara da Justiça Estadual com competência fazendária, por falta de cumprimento do dever estatal de atender ao interesse social saúde, metaindividual, em face do Município e do Estado-membro, seja para internação, seja para transferência para unidade própria, seja para realização de exames, seja para fornecimento de medicamentos imprescindíveis a hipossuficientes etc. Até mesmo para marcação de consulta já foi necessária a intervenção judicial em processo deflagrado por munícipe” afirmou a juíza em sua decisão.

O número do processo não foi divulgado.

Fonte: TJRJ

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro