|   Jornal da Ordem Edição 4.290 - Editado em Porto Alegre em 03.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

21.01.08  |  Diversos   

Estado deve fornecer remédio para paciente com doença neurológica

O STJ determinou que a Secretaria de Saúde do Governo do DF deverá continuar fornecendo para o aposentado José Geraldo Vieira, os medicamentos necessários para tratar de uma doença neurológica. A decisão é do ministro Raphael de Barros Monteiro Filho que acolheu o pedido de tutela antecipada feito pelo aposentado.

Vieira tem encefalopatia estática e psicose com alteração de comportamento. O caso chegou ao STJ por meio de medida cautelar para suspender a decisão do TJDFT. A segunda instância determinou o fornecimento dos medicamentos necessários por apenas oito meses.

O paciente alegou que os remédios são essenciais para a eficácia de seu tratamento, já que sua doença afeta seriamente sua qualidade de vida. Além disso, ele não tem condições para comprá-lo, já que recebe apenas um salário mínimo do INSS.

Na análise do caso, o presidente do STJ destacou que o direito do beneficiário e a necessidade do tratamento foram expressamente reconhecidos pelo tribunal de origem. Porém, a ordem foi parcialmente deferida ao argumento de que a prescrição apontada no receituário médico se destinava ao tratamento temporário da doença. Para o ministro, a decisão foi equivocada. Isto porque considerando a gravidade da doença, a suspensão do medicamento acarretará sérias conseqüências ao beneficiário, já que o laudo prescreve uso contínuo, sem prazo de suspensão. (MC 13.742).

.............
Fonte: STJ

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro