|   Jornal da Ordem Edição 4.589 - Editado em Porto Alegre em 18.08.2025 pela Comunicação Social da OAB/RS
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NOTÍCIA

06.09.13  |  Dano Moral   

Equívoco em cobrança motiva indenização à cliente

O cliente da operadora de telefonia móvel adquiriu os serviços de roaming de dados e teve o seu plano interrompido pelo não pagamento antecipado de uma parcela.

A ação movida por um cliente contra uma empresa de telefonia móvel condenando-a ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 2,5 mil, por ter os seus serviços indevidamente suspensos durante uma viagem internacional, foi julgada parcialmente procedente pelo Juizado Especial da Fazenda Pública de Campo Grande.

Informa o cliente que em novembro de 2011 realizou uma viagem internacional, contratando com a empresa ré os serviços de roaming de dados com pacote de 2MB. Alega o cliente que, na ocasião da contratação foi informado que após o uso do pacote contratado o serviço de dados seria interrompido, mas não iria interferir no serviço de telefonia.

Narra o autor que, em 5 de novembro de 2011, o serviço de telefonia foi bloqueado por completo, sendo informado posteriormente por meio de contato com a ré, que deveria pagar antecipadamente a conta com vencimento em 25 de novembro de 2011, para poder realizar e receber ligações normalmente .

O cidadão informa ainda que por tais motivos ficou impossibilitado de comunicar-se com o Brasil e que a empresa ré cobrou valores excedentes de dados em roaming no valor de R$ 1.282,88, sendo que na contratação foi informado que, quando acabasse o pacote, o serviço seria bloqueado, o que não ocorreu. Por isso, ajuizou uma ação de indenização por danos morais, bem como a restituição do valor pago indevido.

De acordo com a sentença homologada, o contrato firmado entre consumidor e a empresa de telefonia móvel ocorreu por meio de uma oferta promocional, pois "havendo previsão de cobrança e estando os valores dos dados em roaming devidamente discriminados, conforme se observa nos autos, não procede o pedido do autor de restituição de tais valores, eis que conforme documento apresentado pelo autor de encarte da promoção existe a previsão da cobrança tendo inclusive o endereço do site onde encontrar o valor das tarifações". Assim, o pedido de indenização por danos materiais pelo autor foi julgado improcedente.

Ainda conforme a sentença homologada,"ficou configurada a ocorrência de fatos capazes de ensejar reparação moral, pois ficou comprovada a má prestação de serviços pela ré, que deixou o consumidor sem serviço de telefone durante uma viagem internacional, apesar de estar com as faturas quitadas, fatos estes que ultrapassam o mero aborrecimento, pois o serviço de telefonia é essencial e, no caso do autor, o privou/dificultou o contato com familiares no Brasil".

Processo: 0009498-57.2012.8.12.0110

Fonte: TJMS

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

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