|   Jornal da Ordem Edição 4.290 - Editado em Porto Alegre em 03.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

09.02.11  |  Advocacia   

Equipe multidisciplinar de apoio da Casa de Mediação está preparada para receber os mediadores

As instalações da Casa de Mediação, localizadas na Rua dos Andradas, 1261 estão concluídas. A equipe multidisciplinar de apoio da Casa também está pronta para receber os mediadores, que, já selecionados, serão capacitados até o final do mês de março. O grupo de trabalho é composto pelas advogadas Iádia Varesano, Marlei Dellamora e Monaliza Souza, pelas psicólogas Cláudia Menini e Tárcia Davoglio, pela socióloga Tânia Félix e pela auxiliar administrativa Lousiane Cardoso.

O projeto pioneiro da Casa de Mediação, de iniciativa da OAB/RS, por meio da Comissão de Mediação e Prática Restaurativas (CEMPR), e financiado a partir de um convênio firmado com a Secretaria da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, visa oferecer atendimento para mediação de conflitos junto à comunidade, e, principalmente, democratizar o acesso à Justiça.

De acordo com a equipe multidisciplinar, seu papel é o de acolhimento e identificação prévia das necessidades de quem a procura. “Nós iremos avaliar a situação das partes e fazer o devido encaminhamento, para as advogadas, psicólogas, sociólogas ou para os mediadores” declarou a socióloga Tânia Félix.

Segundo a psicóloga Tárcia Davoglio, o trabalho da equipe depende do desejo das pessoas. “Queremos estimular o diálogo entre as partes, para que elas possam resolver seus problemas de maneira pacifica e orientada, mas para isso, precisamos que a população tenha consciência de que o diálogo é a maneira mais rápida para a resolução dos problemas” apontou Tárcia.

“Ninguém sairá sem o devido atendimento. Se após a análise da equipe da Casa de Mediação for necessário o encaminhamento à Justiça, isso será feito” destacou a advogada Marlei Dellamora.

De acordo com o presidente da CEMPR, Ricardo Dornelles, idealizador da proposta, “um dos objetivos da Casa de Mediação é o de preparar o advogado para uma forma mais humanitária e célere de fazer justiça”. Dornelles ainda destacou que o projeto tem como meta criar a cultura, para o advogado e a sociedade, do diálogo e aprofundamento dos temas do conflito.

A responsável pela elaboração do projeto de viabilidade financeira da Casa, professora e economista Carla Albert, é a encarregada técnica do projeto.

O atendimento, gratuito, está programado para iniciar no mês de maio.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro