|   Jornal da Ordem Edição 4.290 - Editado em Porto Alegre em 03.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
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NOTÍCIA

23.09.13  |  Advocacia   

Entrevista com Rosane Marques Ramos – presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS

Em entrevista ao Jornal da Ordem, Rosane destacou a interiorização da CAA/RS, a aproximação da entidade com os advogados e a integração entre a Caixa e a OAB/RS.

Formada em janeiro de 1995 na Universidade de Caxias do Sul, Rosane Marques Ramos iniciou sua trajetória de Ordem em 1993, acompanhando o trabalho de seu esposo, José Ramos (in memoriam), à época, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS.

Foi conselheira subseccional em Caxias do Sul de 2004 a 2009 e vice-presidente da subseção na gestão 2010. Em 2011, Rosane foi indicada para compor o Conselho Pleno da Ordem gaúcha, e em 2013, assumiu a presidência da CAA/RS, sendo a primeira mulher à frente da entidade e a primeira presidente da entidade advinda do Interior.

A Caixa de Assistência tem uma estrutura que dispõe aos advogados e seus familiares um Centro de Saúde com diversas especialidades, convênios em todo o RS, livraria, óptica, loja e farmácia. "Somos o braço assistencial da Ordem dos Advogados. Enquanto esta zela pela advocacia, a Caixa zela pelo advogado", afirma.

Entre os temas tratados, em entrevista ao Jornal da Ordem, Rosane destacou a interiorização da CAA/RS, a aproximação da entidade com os advogados e a integração entre a Caixa e a OAB/RS.

Como está sendo este início de gestão à frente da CAA/RS?

Num primeiro momento fiquei impactada com o tamanho da estrutura da Caixa de Assistência e, ao mesmo tempo, pela ausência da CAA/RS em muitas das nossas subseções. Então, nesses oito meses, além de definirmos as nossas ações de gestão, temos como foco levar, de forma regionalizada, a Caixa às 106 subseções da OAB/RS. Onde não pudermos estar fisicamente presente, buscaremos ampliar ao máximo possível o número de convênios em benefício dos advogados e de seus dependentes.

Quais são os principais projetos de gestão da Caixa?

Nós estivemos em Passo Fundo recentemente e pretendemos estar em breve nas demais sete regionais, juntamente com os nossos parceiros, como a OABPrev-RS e a Qualicorp. Além dos exames preventivos, a CAA/RS também levará os serviços da entidade como a óptica, a livraria, a loja, a fim de aproximar efetivamente o que a Caixa oferece aos advogados do Interior. Ou seja, interiorizar a entidade é a principal meta.

Outro ponto é divulgar e fazer com que os advogados conheçam os benefícios e auxílios da Caixa de Assistência. Uma das ações para atingir essa meta foi o desenvolvimento do novo site da CAA/RS, onde já é possível que o advogado faça o seu requerimento online para determinados auxílios. Isso garante a seriedade da Caixa na efetiva prestação de serviço, no sentido de auxiliar o advogado que precisa da sua entidade.

Além disso, estamos focados em ampliar o número de convênios para os advogados. Mensalmente, a CAA/RS divulga os principais serviços em todo o RS, por meio do Núcleo de Convênios, como forma de mostrar ao profissional e seus dependentes as facilidades que a entidade proporciona.

Pensando na integração com a classe e em seu bem-estar lançamos o campeonato "Jogos Estaduais dos Advogados e Estagiários", em que as subseções inscritas participam de diversas modalidades esportivas.

Na gestão anterior, iniciou o projeto dos polos regionais da CAA/RS. Como está essa iniciativa?

Nas regionais em que ainda não existe estrutura própria, nós vamos buscar recursos junto ao Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), para implementarmos a estrutura física da Caixa de Assistência. Nosso objetivo é estar efetivamente presente em todas as oito regionais. Para isso, estamos adotando a mesma logística geográfica projetada pela Coordenadoria das Subseções da OAB/RS, que em 2013, ao longo de quatro meses, percorreu as 106 subseções.

Sobre os convênios da entidade, como as subseções podem auxiliar na ampliação destes serviços?

Nós temos os delegados da CAA/RS nas subseções, que tem a seguinte função: convencer o estabelecimento a se conveniar com a Caixa e nos encaminhar a documentação sobre estes convênios para terem validade pela entidade.

O convênio é um serviço muito importante que a entidade oferece, além de ter uma abrangência nacional, pois se um advogado aqui do RS tiver interesse em utilizar um serviço no Acre, terá apenas que apresentar a sua carteira da CAA/RS.

Seguir o projeto realizado pela Coordenadoria das Subseções da OAB/RS demonstra a integração da CAA/RS com a OAB/RS. Como é a relação entre as entidades?

Eu não vejo como existir a Caixa de Assistência sem a OAB. Nós somos parte da Ordem. Somos o braço assistencial da advocacia. Eu, reiteradamente, tenho dito que enquanto a OAB cuida da defesa do Estado Democrático de Direito, das defesas das prerrogativas, da cidadania; a Caixa de Assistência cuida do advogado e da sua família. Então, não há como não trabalhar de forma integrada, justamente por atuarmos – embora com personalidade jurídica distinta e com diretoria distinta – em prol da advocacia gaúcha. E também exemplo disso é a questão da integração com Comissão Especial de Direito da Tecnologia da Informação (CEDTI)e com a Secretaria-Geral da OAB/RS.

Com esta integração, há ainda a participação da CAA/RS no Comitê de Gestão Digital. Como se dá esta cooperação?

A Caixa é parceira em equipar, na medida do possível, as subseções que ensejam de equipamentos de informática compatível com as tecnologias do processo eletrônico. Nessa linha, a Coordenadoria das Subseções nos encaminhou um levantamento com as condições de maquinário de todas as OABs no Estado. Então, nós, a partir deste estudo, vamos deliberar para auxiliar as subseções. Além disso, já recebemos 15 notebooks, para trabalhar junto com a Comissão Especial de Direito da Tecnologia da Informação da OAB/RS, capacitando os colaboradores de todas as subseções do Estado, para que sejam os multiplicadores dessa capacitação nas suas subseções, e efetivem a inclusão do advogado na questão do processo eletrônico.

Nesses primeiros meses, quais são as principais dificuldades que a entidade vem enfrentando?

A maior dificuldade é a falta de conhecimento que a advocacia, em geral, tem sobre o que Caixa significa e o que oferecemos. Por exemplo, os advogados não tem conhecimento que a CAA/RS investiu recursos financeiros para a criação do sistema próprio das notas de expediente. Outra situação é o fato de a entidade estar presente em pelo menos 70% das obras de sede própria das subseções, atuando ativamente no projeto Nenhuma Subseção sem Sede. Então, acredito que se o advogado conhecesse a CAA/RS e usufruísse dos benefícios, dos auxílios, dos convênios, certamente, ao colocar na ponta do lápis todos os benefícios, perceberia que a anuidade que ele estende a OAB/RS está praticamente paga através dos benefícios da Caixa de Assistência.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

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