|   Jornal da Ordem Edição 4.285 - Editado em Porto Alegre em 25.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

25.05.07  |  Diversos   

Entenda o que diz a Reitoria da USP

A Reitoria da Universidade de São Paulo divulgou uma nota oficial sobre a ocupação e as reivindicações. De acordo com ela, a diretoria acadêmica  tem o objetivo de encontrar uma solução pacífica para que haja a desocupação imediata do prédio da Reitoria.

Leia a íntegra das propostas da Reitoria da USP:

1. Oferecer café da manhã e almoço aos domingos no Restaurante Central, no campus Butantã. O prazo para execução dessa proposta será de seis a nove meses, considerando a necessidade de contratação de pessoal especializado.

2. No que se refere ao transporte nos fins-de-semana, no campus Butantã, haverá reestruturação do serviço prestado pelo ônibus circular da Prefeitura do Campus, que funcionará aos sábados e domingos, das 9h às 17h. A Prefeitura providenciará uma grade de horários, que será afixada nas paradas de ônibus. A extensão desse serviço após as 17h, ou outro mecanismo alternativo para atender o trajeto Portaria 1– Crusp, será objeto de estudo, de início imediato.

3. Quanto ao processo de cancelamento de matrículas, a Reitoria propõe-se a retirá-lo do Conselho Universitário, retornando-o ao Conselho de Graduação (CoG) para reanálise.
A Reitoria reitera, ainda, os termos do documento “Reivindicações acolhidas pela Reitoria”, datado de 08 de maio p.p., bem como a criação da comissão formada por 16 membros (sendo oito professores e oito alunos e/ou funcionários), que deverá analisar e apresentar propostas sobre os demais itens da pauta de reivindicações apresentadas pelos estudantes. Tal comissão terá o prazo de 90 dias para apresentar o relatório final à Reitoria, que se comprometeu a dar atenção especial à implementação das ações propostas e aprovadas pelos colegiados da Universidade.

Leia, também, o comunicado da Reitoria do dia 10:

TEMA 1 – MORADIA ESTUDANTIL

1.1 Construção de novas moradias

- Edifício para abrigar 198 vagas no Campus Butantã;
- Edifício para abrigar 68 vagas no Campus de Ribeirão Preto;
- Edifício para abrigar 68 vagas no Campus de São Carlos.

Os projetos das referidas obras serão realizados em 2007 e o processo
licitatório e a execução, em 2008.

1.2 Reforma de moradias – Já estão autorizados cerca de R$ 500.000,00.

Os demais itens relacionados ao tema serão tratados pela Comissão de Gestão de Política de Permanência e Formação Estudantil, cuja composição e finalidades foram publicadas no Diário Oficial de abril/maio de 2007. Fica garantida a inclusão de um representante dos estudantes moradores do Campus Butantã  (AMORCRUSP) e um aluno representante dos moradores dos campi do interior.

TEMA 2 – REFORMA E INFRA-ESTRUTURA DA FFLCH E DA FOFITO

2.1 FFLCH – Participar de reunião a ser realizada em data a ser definida entre  15 e 20 de junho para, em conjunto com a Direção da Unidade, um representante  discente de cada Curso e um representante dos funcionários  técnico-administrativos na Congregação da referida Unidade, apreciar as propostas da Faculdade quanto à necessidade de construção de novos edifícios, com ênfase na superlotação das salas de aula e tendo em vista o Plano Diretor.

2.2 FOFITO – A Reitoria acompanhará, por meio da Diretoria da Faculdade de Medicina de São Paulo, o andamento do processo relativo à reforma do prédio  desse Departamento. Outrossim, a Diretoria dessa Faculdade concordou com a participação de representante dos estudantes do Departamento no acompanhamento do mesmo processo.

TEMA 3 – DECRETOS DO GOVERNO

A manifestação institucional da Reitora sobre o tema fundamentar-se-á na deliberação do Conselho Universitário. O CO será realizado uma semana após a  desocupação da Reitoria. A participação da Reitora em audiência pública sobre o tema será efetuada uma semana após a referida reunião do CO. Os membros do CO serão convidados.

TEMA 4 – CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

A divulgação, com base na avaliação da Comissão de Claros Docentes, do número de professores a serem contratados pela USP, em 2007, será realizada até 30 de  maio, para as Unidades que já encaminharam seus planos de metas com a definição de prioridades. As contratações autorizadas pela Comissão de Claros Docentes serão efetuadas pelas Unidades/Órgãos da Universidade.

TEMA 5 – REUNIÕES DE ACOMPANHAMENTO

A Reitora propõe a realização de uma reunião, além das anteriores referidas, com a Comissão de Negociação, ainda no presente semestre, e três, no próximo, para o acompanhamento dos compromissos ora assumidos.

DESOCUPAÇÃO DA REITORIA

O cumprimento dos compromissos relacionados está condicionado à imediata desocupação do prédio da Reitoria.

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro