|   Jornal da Ordem Edição 4.288 - Editado em Porto Alegre em 30.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

21.05.08  |  Dano Moral   

Empresa que usou indevidamente nome de ex-empregada pagará danos morais

Uma engenheira mecânica receberá R$ 2,4 mil da Elevadores Módulo Ltda., empresa em que trabalhou por seis anos. O valor deverá ser pago como reparação pelo uso indevido de seu nome pela Módulo. A decisão é da 7ª Turma do TRT3.

A engenheira era a responsável pelas atividades da ré perante o CREA. O que ocorreu é que, mesmo após o rompimento do contrato de trabalho, a empresa continuou usando o nome da autora, indicando-a como responsável técnica por suas obras perante órgãos públicos.

A relatora, desembargadora Wilméia da Costa Benevides, explicou que não há dúvidas de que o uso indevido do nome da engenheira justifica a indenização. "A ofensa gera, ipso facto, o direito à reparação correlativa pelo agente transgressor, não havendo se cogitar, pois, de prova de dano moral dado o caráter subjetivo do direito em comento, bastando restar demonstrado, no caso, o uso indevido do nome do empregado como responsável técnico pelas atividades da empresa, quando o pacto laboral já fora rompido", concluiu a magistrada.

Como a empresa adotou tal procedimento em apenas um processo licitatório, a Turma entendeu que não houve maiores conseqüências para a autora, mantendo o valor deferido pela primeira instância. Além disso, conforme o capital social da empresa, que é de R$ 15 mil, a magistrada entendeu que a punição é proporcional e capaz de inibir a conduta faltosa. (RO nº 01320-2007-009-03-00-2).



.............
Fonte: TRT3

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro