|   Jornal da Ordem Edição 4.321 - Editado em Porto Alegre em 18.06.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

10.06.24  |  Advocacia   

Em reunião do Conselho Pleno, diretoria da OAB/RS destaca ações realizadas no período de inundações no estado

O Conselho Pleno da OAB/RS se reuniu, na manhã da sexta-feira (7), para tratar das ações que vêm sendo empreendidas pela entidade durante o período de calamidade pública ainda vigente no estado. O presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, conduziu os trabalhos e apresentou um balanço dos mais de 30 dias de trabalho ininterrupto do Sistema OAB/RS no enfrentamento às inundações e seus efeitos para a advocacia e a cidadania atingidas.

“Foram mais de 15 mil colegas atingidos, e, apesar das nossas estruturas em Porto Alegre também terem sido afetadas, mantivemos nossas atividades constantes e ininterruptas em conjunto às subseções e a toda advocacia. Fomos a primeira instituição a alcançar recursos financeiros para os colegas que necessitavam. Aliado a isso, com base em nossa força institucional, nos colocamos ao lado do povo gaúcho, dialogando, acolhendo e distribuindo doações. Mesmo diante do caos, conseguimos de forma estratégica colocar diversas iniciativas em curso. Um trabalho coletivo, assim como é a nossa Ordem gaúcha”, salientou Lamachia.

Na oportunidade, a vice-presidente da OAB/RS, Neusa Bastos, registrou o agradecimento a todos que se voluntariaram nas ações. “O engajamento dos colegas e funcionários foi muito importante e fez a diferença. Presenciamos cenas e relatos muito tristes em todo o estado. Diante de tudo, a Ordem se manteve ao lado da advocacia e da cidadania, e assim continuaremos.”

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAARS), Pedro Alfonsin, acentuou a importância do trabalho realizado. “Nos mantivemos na linha de frente desta tragédia, atuando com responsabilidade e senso de urgência para auxiliar os colegas no enfrentamento e na reconstrução. Vamos seguir trabalhando para efetivar novos projetos.”

Ações em destaque

De acordo com o balanço apresentado, foram mais de 92 ofícios encaminhados e 100 reuniões realizadas pela presidência da OAB/RS. Decisões importantes foram obtidas, como a suspensão dos prazos processuais, das audiências e das sessões de julgamento da advocacia gaúcha em todos os tribunais do país e a prioridade na expedição de alvarás na Justiça estadual.

Também cabe destacar o desenvolvimento do programa de acolhimento a profissionais atingidos pelas inundações criado de forma emergencial pela OAB/RS e pela CAARS com o objetivo de apoiar a advocacia gaúcha. Recentemente, o programa foi ampliado e está na segunda fase de ações, oferecendo mais auxílios aos atingidos.

“Temos trabalhado incansavelmente neste último mês buscando criar formas de acolher e auxiliar a advocacia gaúcha, duramente atingida por esta catástrofe sem precedentes, a se reerguer. Passado o primeiro momento de auxílio imediato, pensamos nas novas demandas que estão surgindo, como a limpeza dos escritórios e o restabelecimento das condições de trabalho para nossos colegas”, pontuou Lamachia.

Também estiveram presentes na reunião o secretário-geral, Gustavo Juchem; a secretária-geral adjunta, Karina Contiero; o tesoureiro, Jorge Fara; a vice-presidente da CAARS, Paula Grill; o tesoureiro da CAARS, Matheus Ayres Torres; a ex-presidente da OAB/RS e Medalha Rui Barbosa, Cléa Carpi; os conselheiros federais Mariana Melara, Renato Figueira e Rosângela Herzer; e o presidente da OAB Viamão, Juliano Sampaio.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro