A pedido do presidente da subseção de Pelotas, Marco Aurélio Romeu Fernandes, o dirigente da OAB/RS, Claudio Lamachia, visitará a subseção de Pelotas nesta quarta-feira (05). Na ocasião, Lamachia e Fernandes se reunirão com o juiz-diretor do Foro de Pelotas, Felipe Marques Dias Fagundes, para tratar das vagas para a classe no estacionamento da unidade jurisdicional.
Segundo informações da subseção, desde segunda-feira (03), o estacionamento do prédio do Foro de Pelotas passou a ser de uso exclusivo de servidores do Poder Judiciário. Até então, o espaço era destinado a advogados e à comunidade que desejassem acessar a unidade.
“A alteração da sistemática até então adotada causará profundos transtornos aos advogados que militam diariamente naquele foro, eis que os espaços existentes na cercania daquele prédio para estacionamento são reduzidos”, afirma Romeu Fernandes.
Ao acompanhar a movimentação de veículos no estacionamento, a OAB Pelotas constatou que em nenhum momento todas as vagas daquele espaço são utilizadas.
“Mesmo considerando a utilização de veículos por todos os serventuários que atuam no foro estadual, restarão vagas ociosas naquele estacionamento, e esta situação causará reação da comunidade jurídica”, acrescenta o dirigente da subseção. Os argumentos da Ordem local foram reforçados em ofício enviado à direção do Foro de Pelotas.
Para o presidente da OAB/RS, é fundamental ressaltar que o advogado é tão indispensável para a administração da Justiça quanto o juiz e o servidor do foro.
“Lembro que, em muitos casos, é o advogado que conduz a parte à unidade jurisdicional. Se a comunidade usufruía deste mecanismo que colocava em igualdade os cidadãos, devemos encontrar uma alternativa para que todos continuem a ter espaço no estacionamento do Foro de Pelotas”, destaca Lamachia.
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759