|   Jornal da Ordem Edição 4.300 - Editado em Porto Alegre em 17.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

21.08.13  |  Advocacia   

Em encontro com subseções, Bertoluci destaca importância das ações do Comitê de Gestão Digital da OAB/RS

Ao reunir-se com os advogados de Veranópolis, Nova Prata, Vacaria, Sananduva, Tapejara e Getúlio Vargas, nesta terça-feira (20), o dirigente destacou que o grupo de trabalho composto pela OAB/RS, CAA/RS, e ESA/RS, visa buscar soluções para incluir os profissionais na era do processo digital.

A importância de uma gestão interligada entre a seccional e as subseções, e os desafios e realizações do Comitê de Gestão Digital da Ordem gaúcha, foram os principais assuntos que pautaram o encontro do presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, com as subseções de Veranópolis, Nova Prata, Vacaria, Sananduva, Tapejara e Getúlio Vargas.

As reuniões realizadas, ao longo desta terça-feira (20), tiveram o intuito de promover reuniões de trabalho com os dirigentes e advogados das subseções, para abordar aspectos gerais da entidade, assim como futuras ações da Ordem gaúcha.

Bertoluci reafirmou nos encontros que a entidade precisa continuar trabalhando de forma conjunta, para que possa superar os desafios da era digital. "Para atuarmos com o processo eletrônico, além do auxílio das subseções, e das ações da Comissão de Direito da Tecnologia da Informação (CEDTI), também desenvolvemos um Comitê de Gestão Digital, que é composto pela OAB/RS, CAA/RS e a ESA/RS, para buscarmos soluções para incluir os advogados na era do processo digital", afirmou Bertoluci.

Entre as ações já realizadas pelo Comitê, o presidente da OAB/RS citou a capacitação sobre o PJe-JT, realizada todas as sextas-feiras do Mês do Advogado, em três turnos. A entidade também já efetuou o treinamento de funcionários capacitadores do processo eletrônico junto ao CFOAB. 

Nesta quarta-feira (21), Bertoluci continua seu roteiro de encontro com as subseções e se reuni com a OAB de Erechim, Carazinho, Sarandi, Lajeado e Estrela.

Confira o que foi tratado em cada reunião:

Veranópolis

A presidente Justina Inês Rizzatti Tedesco, juntamente com a sua diretoria, reforçou o compromisso de aumentar o número de advogados na cidade com certificação digital, para que os profissionais tenham condições de atuarem no processo eletrônico.

Os dirigentes da subseção também constataram problemas na prestação jurisdicional na comarca, com relação à falta de funcionários no poder Judiciário.

Nova Prata

Valorização dos honorários advocatícios foi um dos principais pontos defendidos como prioritários na gestão do atual presidente da subseção, Gustavo Bodanese Prates.

O dirigente também destacou que a subseção está realizando um convênio com as faculdades de Direito da região, para que sejam ministradas palestras acerca da Ordem gaúcha e também da sua ação na sociedade para os estudantes.

Por fim, Prates destacou os problemas jurisdicionais encontrados na comarca, que hoje conta com mais de 14 mil processos e poucos servidores para atender tal demanda.

Vacaria

Em encontro com o presidente da subseção, Otto Junior Barreto, Bertoluci visitou a sede da subseção, assim como a sala da OAB local no Foro da comarca. Entre os principais pontos destacados por Barreto, estiveram a necessidade de maior adesão dos advogados com relação à certificação digital.

Por fim, foi colocada a importância da manutenção do trabalho que vem sendo feito pela OAB local, de constante aperfeiçoamento da advocacia, através de cursos telepresenciais e também presenciais.

Sananduva

O presidente da subseção, Luis Alfredo Tartari, relatou problemas jurisdicionais na comarca, pois atualmente a região conta com cerca de nove mil processos, mas possui funcionários insuficientes para atender toda a demanda de processos.

Outro fator abordado foi a necessidade de melhora nos equipamentos da OAB local para que a subseção possa se adequar ao processo judicial eletrônico.

Tapejara

O presidente da subseção, Cláudio Antonio Biasi, relatou problemas que ocorreram com relação à violação de prerrogativas dos advogados na cidade. Bertoluci destacou que a entidade possui uma Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP) atuante, e que recentemente a entidade foi pioneira na criação da Procuradoria Regional das Prerrogativas.

Outro ponto abordado foi a tramitação do projeto que inclui os advogados no Plano IPE Saúde. Segundo o presidente da OAB/RS, recentemente a ALRS instalou a Frente Parlamentar da Advocacia, para que sejam acompanhados e sustentados os projetos de lei de interesses da advocacia.

Getúlio Vargas

De acordo com o presidente, Eliandro dos Santos, a comarca apresenta problemas de prestação jurisdicional, e para sanar as dificuldades é necessário o provimento de cargos para o Judiciário.

O dirigente também visitou a futura sede da subseção com Bertoluci. Na ocasião, o presidente da Ordem gaúcha frisou o projeto "Nenhuma Subseção Sem Sede", que visa proporcionar a todas as subseções um local próprio para melhor atender os advogados.

João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro