|   Jornal da Ordem Edição 4.324 - Editado em Porto Alegre em 21.06.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

22.04.13  |  Advocacia   

Em encontro com OABs do Interior, coordenador das subseções destaca a importância da criação de ferramentas de gestão

Em visita às subseções de Pinheiro Machado, Piratini, Jaguarão, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, São José do Norte e Pelotas, Fara destacou que o projeto de interiorização visa realizar um mapeamento das principais necessidades das subseções, assim como auxiliá-las a implementar ferramentas para montar planos de gestão.

O coordenador das subseções e conselheiro seccional Jorge Fara, percorreu durante a última quinta (18) e sexta-feira (19), as subseções de Pinheiro Machado, Piratini, Jaguarão, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, São José do Norte e Pelotas.

Até agora, no projeto de interiorização e regionalização da Ordem gaúcha, já foram visitadas 25 subseções: Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Quaraí, Uruguaiana, Itaqui, São Borja, São Francisco de Assis, Alegrete, Rosário do Sul, Lavras do Sul, Caçapava do Sul, São Gabriel, Cacequi, Santiago, Santa Maria, Agudo, São Sepé, Pinheiro Machado, Piratini, Jaguarão, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, São José do Norte, e Pelotas.

O motivo dos encontros foi o projeto de interiorização e regionalização que a Coordenadoria das Subseções está realizando. A iniciativa visa realizar um mapeamento das principais necessidades das subseções, assim como auxiliá-las a implementar ferramentas para montar um plano de gestão, para que seja possível estabelecer uma parceria cada vez maior entre a seccional e as OABs do Estado.

Segundo Fara, esse projeto busca criar ferramentas para que as subseções desenvolvam métodos de trabalho, dessa maneira, a OAB/RS irá funcionar perfeitamente, independente de quem sejam seus dirigentes. Esse aparelhamento de gestão de todas as OABs do Interior e também da capital, demonstra a busca por uma administração mais consciente, transparente e participativa. "Na visão do presidente Marcelo Bertoluci, esse trabalho também tem como finalidade, uma maior e mais eficiente participação das subseções na gestão da seccional" frisou Fara.

Confira o que foi tratado nas reuniões:

Pinheiro Machado

Fara se reuniu com o presidente da subseção, Claudiomar Rosa Gomes, e demais dirigentes. No encontro foi discutida a importância da implementação dos cursos telepresenciais da Escola Superior de Advocacia (ESA) na OAB local.

Os dirigentes também demonstraram o interesse em contar com mais serviços da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), assim como captar convênios para os profissionais locais.

Outro ponto foi a certificação digital dos advogados. De acordo com Fara, para as subseções que necessitarem, é possível que a OAB/RS mande à subseção, um profissional para realizar a certificação dos advogados da Ordem local.

Piratini

O presidente da subseção, Francisco de Assis Cardoso Luçardo, destacou o I Seminário de Gestão da OAB/RS, como uma importante forma de integração entre as subseções e a seccional. Também foi relatada a necessidade de melhora na qualidade da internet, pois ela não atende as necessidades do processo eletrônico.

Outro pleito da subseção é a realização de mais cursos sobre o processo eletrônico dos tribunais.  "É fundamental que os advogados e também os nossos funcionários estejam capacitados para auxiliar os profissionais que utilizam a na nossa sala", afirmou Luçardo.

Jaguarão

Com a presença do presidente, Antônio Carlos Wexel Becker, e demais membros da diretoria, foi destacado o problema com a má qualidade da internet, que prejudica os advogados que precisam da subseção para ter acesso ao processo eletrônico.

Em relação a essa ferramenta, também foi apontado a importância de efetuar treinamentos aos profissionais que realizam o atendimento aos advogados. Por fim, a subseção constatou a necessidade de realizar uma adequação de acessibilidade na OAB local.

Santa Vitória do Palmar

Em encontro com a presidente da subseção, Simone Bilbau Soca Neves Ança, foi exposto o problema com as ferramentas tecnológicas, principalmente com a internet instável, o que prejudica a adequação da OAB local ao processo eletrônico.

Sobre o assunto, Fara destacou que a OAB/RS precisa dotar as subseções com ferramentas e subsídios que permitam ao advogado ter acesso pleno ao processo eletrônico.

Também foi destacada a intenção de iniciar a veiculação dos cursos telepresenciais para aperfeiçoar os advogados da região. Simone frisou a dificuldade de realizar convênios para a CAA/RS.

Por fim, foi colocado que os objetivos da subseção são melhorar o atendimento ao advogado, assim como realizar uma gestão transparente e participativa.

Rio Grande

Em visita que mobilizou os advogados locais, o presidente da subseção, Everton Pereira De Mattos, afirmou a importância de melhorar o funcionamento da subseção em relação ao processo eletrônico, através do aprimoramento dos seus serviços de informática.

Foi apontada a falta de servidores tanto na justiça estadual como na do trabalho, assim como a importância da elevação de entrancia da comarca local.
Também foi constatado desconhecimento sobre alguns procedimentos realizados no Tribunal de Ética e Disciplina (TED). De acordo com Fara, na gestão atual, o TED está sendo informatizado, para que os processos possam ter maior celeridade e transparência.

No encontro, os dirigentes afirmaram que, assim como a seccional, um dos principais pleitos da gestão é a defesa das prerrogativas advocatícias.

São José do Norte

Fara se encontrou com o presidente da subseção, José Gregorio Botozele, e demais dirigentes. O principal problema apontado foi a instabilidade no sinal de internet, o que acaba prejudicando a implementação do processo eletrônico na cidade.

Também foram relatadas algumas violações de prerrogativas dos advogados. Fara destacou que a Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP) irá continuar a Caravanas das Prerrogativas através do seu presidente, Eduardo Zaffari, e que esse trabalho mapeará essas situações pelo Estado.

Pelotas

O vice-presidente da subseção, Rafael Orland Bareno, juntamente com a diretoria, falou sobre a dificuldade do desconhecimento das ferramentas do processo eletrônico. Por isso, Fara destacou a importância da capacitação dos funcionários das subseções para que eles sejam habilitados a auxiliar os advogados que necessitarem de ajuda..

Os dirigentes também elogiaram o I Seminário de Gestão da OAB/RS, porque as palestras contemplaram diversos assuntos de interesse direto das subseções, além de promover uma aproximação entre a seccional e as OABs.

No final do encontro, Bareno falou que o principal objetivo da subseção é a valorização do advogado e a defesa de suas prerrogativas. Também foi apontada a importância do incentivo à Comissão Especial do Jovem Advogado (CEJA), assim como o aperfeiçoamento constante do profissional, através de cursos, principalmente da Escola Superior de Advocacia (ESA).

João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro