|   Jornal da Ordem Edição 4.304 - Editado em Porto Alegre em 23.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

01.07.13  |  Advocacia   

Em encontro com as subseções, CSS destaca a importância do aprimoramento das ferramentas de gestão da Ordem gaúcha

De acordo com Fara, o projeto de interiorização e regionalização da OAB/RS auxiliará no aperfeiçoamento de novos meios de gerenciamento da entidade.

Nesta sexta-feira (28), o coordenador das subseções e conselheiro seccional, Jorge Fara, percorreu cinco OABs do Estado. Os presidentes e advogados de Torres, Capão da Canoa, Tramandaí, Osório e Santo Antônio da Patrulha receberam o dirigente.

Em todas as subseções, o coordenador da CSS destacou os benefícios que o projeto de interiorização e regionalização da Ordem gaúcha, que agrupa as subseções em oito regiões, trará para a OAB/RS. "Diante de debates mais localizados, poderemos aprofundar temais mais relevantes para as OABs daquela região, pois cada localidade tem as suas peculiaridades", afirmou o dirigente.

Outro fator que também será aprimorado durante esses encontros, serão as ferramentas de gestão da entidade. "A criação de meios de gerenciamento da Ordem gaúcha permitem que os  novos presidentes viabilizem a condução das subseções em todas as suas frentes, com perfeição, sendo fundamental que a entidade seja encarada como um sistema único e integrado, onde todos possuem o mesmo grau de importância", finalizou Fara.

O projeto de interiorização e regionalização da OAB/RS

A interiorização e regionalização da OAB/RS foi iniciada no começo de abril, e tem por objetivo averiguar, in loco, quais são as principais necessidades das 106 OABs do Interior do Estado.

A iniciativa visa realizar um mapeamento da realidade das subseções, para que o levantamento seja entregue ao presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, e em conjunto com a diretoria, monte o plano de gestão da OAB/RS, para estabelecer as prioridades de investimento da instituição.

No projeto também será realizado o agrupamento das OABs do Estado em oito regiões, (grande Porto Alegre, Litoral, Serra, Planalto, Missões, Central, Fronteira e Costa Doce) para que sejam efetuadas reuniões regionalizadas para fomentar fóruns de debates localizados. Essa iniciativa também levará todo o corpo diretivo da Ordem gaúcha para os encontros, com o intuito de debater as realidades das subseções.

Confira o que foi tratado nas reuniões:

Torres

O presidente da subseção, Ivam Roque Sá Brocca, juntamente com a sua diretoria, recebeu o coordenador da subseção, Jorge Fara, na sede da Ordem local.  A qualificação da prestação jurisdicional, por meio de uma disponibilização maior de cursos telepresenciais e também presenciais sobre os honorários advocatícios é um dos principais pleitos da gestão.

Brocca também colocou a importância de realizar mais projetos por meio da CAA local, que visam a saúde do advogado, assim como o aumento dos convênios disponibilizados para os profissionais da região.

Também foi apontada a necessidade de treinamento dos conselheiros seccionais para instruir os procedimentos do Tribunal Ético de Disciplina (TED).

Capão da Canoa

A atualização constante dos advogados das subseções por meio de cursos tanto telepresenciais como presenciais, foi colocada como uma das principais diretrizes da diretoria, assim como a capacitação dos advogados para que possam trabalhar no processo eletrônico.

O treinamento da diretoria e também dos conselheiros da subseção em relação aos procedimentos do TED, e da tesouraria foi uma das solicitações feitas ao coordenador das subseções.

Por fim, o presidente da OAB Capão da Canoa, Elisaldo Vieira Brehm, destacou que a diretoria tem como objetivo a necessidade de melhora do funcionamento da comarca, e pretende realizar ações com esse intuito.

Tramandaí

A necessidade da melhora no aparato tecnológico foi um dos principais focos da reunião realizada na sede da subseção. De acordo com o presidente, Luiz Fernandes Feijó Borba, "muitos advogados necessitam e utilizam a sede da OAB Tramandaí para conseguir ter acesso à ferramenta do processo eletrônico", frisou o dirigente.

Seguindo na mesma pauta, a diretoria da Ordem local mostrou preocupação quanto ao número de advogados que tem a certificação digital, fator fundamental para a atuação em processos por meio eletrônico.  Para conscientizar os profissionais locais foi apontada a urgência da realização de palestras que abordem o tema, e os preparem para utilizar a ferramenta.

Por fim, foi colocada a importância de maior integração entre os advogados da subseção e também da região.

Osório

Com a advocacia mobilizada para receber Fara, foi discutida a questão dos problemas enfrentados pelos advogados com a implantação do processo eletrônico em vários âmbitos da Justiça.  Fara destacou que "a advocacia precisa estar preparada para este momento, sendo a capacitação dos advogados, e o provimento de equipamentos às subseções, as maneira mais efetivas de combater a exclusão que os profissionais vêm sofrendo com essa ferramenta", afirmou Fara.

Entre os objetivos apontados pelo presidente da subseção, Enri Endress Martins, está o aumento dos convênios para a CAA local, assim como a realização de melhorias na sede da Ordem local.

Esteve presente na reunião, o conselheiro seccional, Nelson Robert Schonardie.

Santo Antônio da Patrulha

Toda a diretoria estava reunida para o encontro com a CSS. De acordo com o presidente, Oscar Medeiros Ramos, o principal foco da gestão é com a prestação jurisdicional da comarca. "Postulamos a criação de uma vara criminal da Justiça Estadual, assim como um posto da Justiça do Trabalho e Federal, para que possamos dar uma resposta aos advogados que necessitam dessas instalações para aprimorar a rotina profissional da cidade", destacou o dirigente.

Outro ponto abordado foi a necessidade de realizar melhorias estruturais na sede da subseção.

Esteve presente na reunião, o conselheiro seccional, Nelson Robert Schonardie.

João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro