15.12.11 | Advocacia
Em comemoração aos 25 anos da OAB Getúlio Vargas, Ordem gaúcha recebe doação de terreno para futura sede da subseção
Solenidade para a assinatura do termo de doação de terreno, entre a Prefeitura e a Ordem local, para a construção da futura sede da entidade, contou com a presença de expressivo número de advogados da Comarca.
Em visita à subseção de Getúlio Vargas, nesta quarta-feira (14), o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, juntamente com o presidente da subseção, Eliandro dos Santos, participou da solenidade para a assinatura do termo de doação de terreno, entre a Prefeitura e a OAB local, para a construção da futura sede da entidade. O evento, que contou com a presença de expressivo número de advogados da Comarca, foi comemorativo aos 25 anos de instalação da Ordem no município.
Participaram da cerimônia ainda, os prefeitos de Getúlio Vargas, Pedro Prezzotto; e de Sertão, Ademir Sarchet; os presidentes das Câmaras de Vereadores de Getúlio Vargas, Dinarte Farias; e de Sertão, Nadir Dallagnol; os juízes da Comarca de Getúlio Vargas, Antonio Pereira Rosa (diretor do Foro) e Lisia Dornelles; o promotor de Justiça, Adriano Araujo; o delegado de Polícia, Jorge Pierozan; e os ex-presidentes da subseção, Daltro D’Agostini; Pedro Heitor Borgheti; Ilvani Paludo; Maristela Vanzo e Milton Serafine.
Primeiro a falar, o presidente da Câmara citou que o projeto de lei de doação foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, em reconhecimento ao papel da OAB como defensora da sociedade.
Por sua vez, o diretor do Foro destacou o trabalho diferenciado da Ordem gaúcha e da local, diante das relações harmônicas e respeitosas. "Hoje, a OAB atua em conjunto com todas as instituições. Nas reuniões da Comissão Mista de Acesso à Justiça, a subseção busca soluções para os problemas da advocacia e da prestação jurisdicional por meio do diálogo. Além disso, está pleiteando a elevação de entrância da Comarca. A presença da OAB junto ao Foro ratifica esse trabalho", disse Pereira Rosa.
Em sua fala, o prefeito de Getúlio Vargas parabenizou a Ordem pelo terreno de sua futura sede, que será de todos os cidadãos, pois a presença física da entidade engrandece o município e fortalece a advocacia. "Os profissionais do Direito da região merecem esta conquista, pois a OAB é nossa parceira em pleitos comuns", afirmou Prezzotto.
Orgulhoso pela conquista do terreno junto ao Foro, o presidente da subseção agradeceu o empenho da seccional, o apoio da Câmara e a sensibilidade da Prefeitura. "Em breve, vamos lançar a pedra fundamental da nossa tão sonhada sede. Essa conquista é resultado do trabalho de 25 anos dos presidentes e dirigentes da subseção, além do esforço e luta dos advogados da região", declarou Eliandro, que também saudou a OAB/RS pela permanente interiorização e pela persistência que garantiu os 27 dias de descanso para a classe no Estado: "A credibilidade e o bom relacionamento da Ordem resultam em vitórias para a advocacia".
Emocionado pelas palavras, Lamachia ressaltou que a atuação harmônica, construtiva e de integração com as instituições da subseção de Getúlio Vargas é exemplar. "Esse terreno que foi doado pela Prefeitura, num ato de grandeza e de grande simbolismo para os advogados da região, representa o reconhecimento do papel exercido pela Ordem na sociedade. "É importante lembrar que a OAB é muito mais que uma entidade de classe, pois exerce papel fundamental em defesa da democracia e da cidadania. O advogado é um guardião incondicional das liberdades, assim como dos direitos fundamentais do cidadão, que são assegurados pela Constituição. Por isso, os advogados, como representantes do cidadão em juízo, devem dar o exemplo, devendo atuar com ética e integridade", registrou. Segundo Lamachia, a OAB/RS tem recebido doações de terrenos de muitos municípios do Interior, tendo em vista o reconhecimento da importância de a Ordem local ter uma casa própria. "Esse terreno e a futura sede da é o presente de 25 anos da subseção para os advogados getulienses", enfatizou.
Visita ao terreno e ao Foro
Antes da solenidade de doação e comemoração dos 25 anos, os dirigentes da OAB gaúcha e local, juntamente com o prefeito e advogados, visitaram o terreno, onde foi fixada uma placa com os seguintes dizeres: "Futura sede da OAB Getúlio Vargas". Além disso, estiveram na sala da entidade no Foro.
A estrutura da Ordem no município será viabilizada por meio do projeto inédito de plantas padronizadas, que são adequadas ao número de advogados da região, proporcionando uma identidade visual única e economia no custo de construção em função da padronização.
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759