|   Jornal da Ordem Edição 4.265 - Editado em Porto Alegre em 27.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

23.04.21  |  Advocacia   

Eleições digitais 2021: uma questão de sustentabilidade e saúde

A OAB/RS, dentro de seus compromissos, não só com a advocacia, mas também com a cidadania, sempre busca conscientização para a necessidade de preservação do meio-ambiente e para adoção de políticas de sustentabilidade.

Conforme lembra o presidente da seccional, Ricardo Breier, um Sistema de Gestão Ambiental foi implementado em 2016, no primeiro ano de sua gestão à frente da Ordem gaúcha. “Ao longo dos anos, implementamos novas medidas de gestão ambiental, que cumprem com nosso compromisso assumido. É uma medida efetivamente cidadã por parte da OAB/RS”, comenta Breier.

Em 2021, a Ordem gaúcha protagonizará as primeiras eleições do Sistema OAB em formato eletrônico. A proposta tem como objetivo facilitar a votação, reduzir custos e oferecer facilidades à advocacia na escolha de seus representantes. Para garantir a participação, as advogadas e os advogados devem atualizar seu cadastro na OAB/RS.

Além de facilitar o processo de votação e integrar o projeto modernização digital da OAB/RS, as Eleições eletrônicas desse ano também contemplam o Sistema de Gestão Ambiental. O impacto ambiental que um pleito online acarreta é muito menor quando comparado à tradicional votação presencial:

- Redução do consumo de diversos recursos naturais necessários para produção de material eleitoral;

- Zero produção lixo como folders, cartazes, faixas e adesivos;

- Redução do gasto de energia elétrica, não havendo a necessidade das estruturas presenciais de votação;

- Não havendo deslocamento dos eleitores para o locais de votação, menos poluição atmosférica é emitida pelos automóveis

Sustentabilidade

Diante da concreta perspectiva do infortúnio causado pelo aquecimento global, é imprescindível que, enquanto sociedade, tenhamos uma conduta responsável com o meio ambiente. Outro exemplo do que a Ordem gaúcha tem feito através de seu Sistema de Gestão Ambiental, é a construção de novas sedes sustentáveis. As subseções de Pelotas e Santiago, foram as primeiras a receberem uma estrutura que não gera impactos ambientais.

As sedes tem baixo custo de manutenção, recolhem água da chuva, contam com isolamento acústico e térmico e economizam energia. “É um sistema construtivo que tem como característica fundamental a preservação de recursos naturais. Assim, a OAB/RS investe em construções que tenham o conceito de sustentabilidade agregada e exploração consciente das matérias-primas”, diz Breier.

Saúde

Outro fato importante é a saúde. Em meio a um cenário pandêmico, com medidas de distanciamento social no combate e enfrentamento da Covid-19, o pleito digital se mostra um aliado de toda a sociedade, evitando aglomerações e grandes circulações de pessoas. Para se ter uma noção, nas eleições da seccional em 2018, cerca de 22 mil advogados e advogadas se deslocaram para o local de votação em Porto Alegre. Então, para poder votar de forma ágil e segura em novembro, além de exercer seu dever como membro da OAB/RS, atualize seu cadastro no portal da advocacia.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro