|   Jornal da Ordem Edição 4.328 - Editado em Porto Alegre em 27.06.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

22.11.12  |  Advocacia   

Eleições 2012: confira as principais notícias dos jornais do Estado

Os jornais  noticiaram o resultado do pleito eleitoral da OAB/RS realizado nesta segunda-feira (19). Confira abaixo as notícias:


Capas:

Correio do Povo, edição de 20 de novembro; Jornal de Gravataí, edição de 21 de novembro; 

Zero Hora
Geral, página 38

Bertoluci é eleito presidente da OAB

Quatro chapas disputaram durante um mês os votos de 50 mil advogados gaúchos. Durante a manhã e a tarde de ontem, os eleitores definiram a preferência pelo novo representante da seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e deram a vitória para a Chapa 1, de Marcelo Bertoluci.

Aproximadamente 40 mil eleitores compareceram às urnas para escolher o representante da entidade pelos próximos três anos. A diferença entre o vencedor e os outros três concorrentes foi grande, computando 75% do total de votos válidos para a Chapa 1.

Por não ter o empréstimo das urnas eletrônicas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a OAB realizou a votação com cédulas de papel. Com as primeiras urnas abertas às 17h17min, o resultado foi confirmado às 21h, quando havia 60% da apuração e Bertoluci estava matematicamente eleito, conforme informou a assessoria de imprensa da OAB. Por causa da queda do sistema de homologação, em decorrência da chuva que atingiu a Capital, o resultado oficial, com 100% dos votos, deve ser divulgado no começo da tarde de hoje.

Concorreram para o mandato de 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2015, a chapa de situação, de Marcelo Bertoluci (Chapa 1 – OAB Mais) e três oponentes: Ricardo Cunha Martins (Chapa 2 – A OAB para os Advogados), Carlos Alberto Amaro Cavalheiro (Chapa 3 – Advocacia e Justiça) e Paulo Peretti Torelly (Chapa 4 – Muda OAB). Além do presidente da seccional do Estado, também foram eleitos ontem os representantes das 106 OABs do Interior.

Vitória representa aprovação da gestão

A eleição do advogado criminalista Bertoluci representa a aprovação da gestão do atual presidente, Claudio Lamachia, eleito conselheiro federal ontem. Com 40 anos, Bertoluci é mestre em Direito e professor de Direito Penal da PUCRS. Sempre teve atuação na OAB, como professor da Escola Superior de Advocacia, curador do Tribunal de Ética e Disciplina ou conselheiro das últimas duas gestões. Presidiu a Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB.

– Reforço o nosso compromisso com os interesses da categoria e vamos continuar mantendo a cidadania e acompanhando os assuntos em pauta na sociedade como um dever nosso – afirma Bertoluci.

Projetos da chapa vitoriosa

Confira, abaixo, as principais propostas de Marcelo Bertoluci:

- Defesa das prerrogativas dos advogados, combate ao aviltamento dos honorários e defesa do projeto de lei que proíbe a compensação da verba honorária (quando o juiz declara os honorários como já compensados ou os diminui em razão de vitória ou derrota parcial).
- Adoção de princípios de governança corporativa visando cada vez mais à eficiência e à racionalidade da gestão.
- Manutenção do protagonismo da OAB na discussão de temas de interesse social e atuação concreta em nome da cidadania envolvendo saúde, educação, serviços públicos, questões eleitorais e outros temas.
- No plano assistencial, aprimorar a Caixa de Assistência dos Advogados aumentando a gama de serviços e sua qualidade.
- Avanço do projeto "nenhuma subseção sem sede", a fim de que todas as subseções possam ter uma sede física.

PLEITOS PELO PAÍS

- Ontem, também começaram as eleições regionais de outros sete Estados. Profissionais do Ceará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins elegeram os representantes no mesmo dia que o Rio Grande do Sul.
- Em todo o país, a votação mobilizará mais de 700 mil advogados. As eleições seguem nos outros Estados até 30 de novembro, e a votação é obrigatória para os advogados regularmente inscritos na OAB.



Correio do Povo
Espaço Jurídico, página 22

Bertoluci vence a eleição na OAB

Com 23.470 dos votos apurados, às 21h de ontem, foi declarada a vitória da Chapa 1 (Situação), nas eleições da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional RS, liderada por Marcelo Bertoluci. A apuração foi interrompida também às 21h, quando Bertoluci tinha 75% dos votos válidos contra 20,67% do segundo colocado, o integrante da Chapa 2, Ricardo Cunha Martins.

A abstenção estava em 29,59% e os votos nulos somavam 1,77% e os brancos, 1,38%. A Comissão Eleitoral disse que cerca de 40 mil advogados votaram. A apuração se reinicia hoje. Quatro chapas disputavam a presidência da Ordem. A chapa vencedora responderá pela instituição nos próximos três anos.

Além de Bertoluci e Martins, também estavam na disputa Carlos Alberto Cavalheiro (Chapa 3) e Paulo Torelly (Chapa 4). Na Capital, as seções eleitorais foram instaladas na Casa do Gaúcho, localizado no Parque da Harmonia. No local, a movimentação foi grande mesmo antes do início da votação.

As chapas organizaram os seus piquetes e os candidatos e apoiadores apostaram no corpo a corpo para garantir o voto. O movimento foi diminuir no final da tarde, quando começou a apuração, no mesmo local.

Mesmo assim, inúmeros profissionais, representando as quatro chapas, acompanhavam o desenrolar da apuração através de um placar eletrônico instalado no lugar. O resultado oficial deverá ser anunciado entre hoje e amanhã. A demora na apuração deve-se ao fato de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitar o pedido para que as urnas eletrônicas fossem utilizadas no pleito. Assim, a eleição ocorreu com o uso de cédula de papel.

O candidato da Situação, e virtual vencedor, Marcelo Bertoluci mostrou-se confiante. Ele destacou que a OAB/RS, ao longo dos últimos seis anos, conseguiu importantes conquistas e, principalmente, ampliou a sua participação na sociedade. Entre as conquistas, Bertoluci citou a aquisição do prédio-sede, localizado em Porto Alegre, e a construção de mais 20 novas sedes no Interior e a ampliação das ferramentas de transparência nos atos da gestão. "Vamos ampliar a nossa ação e o trabalho em defesa dos profissionais", afirmou ele, que é professor na Faculdade de Direito da PUCRS e exerceu diferentes funções junto à OAB/RS.

"Além disso, levamos em conta a questão ética, afastando da entidade profissionais flagrados em atitudes erradas." Na Chapa 2, Martins, que também está ligado à Ordem e é professor de Direito Penal nos cursos de graduação e pós-gradação da Unisinos, apostava na necessidade de alternância no controle da Ordem. Ele denunciou ainda o uso da máquina da OAB/RS no apoio ao candidato da Situação. O representante da Chapa 3, Carlos Alberto Cavalheiro destacou a importância de haver maior transparência dentro da OAB/ RS.

Explicou que, apesar de a cobrança ser obrigatória, não há uma explicitação dos gastos e nem licitação. "É uma questão de transparência e a OAB/RS deve dar o exemplo", afirmou. O líder da Chapa 4, Paulo Torelly, apostava na necessidade de se ampliar a transparência e a democracia na OAB/RS. Para ele, a estrutura atual não favorece a representatividade de todos os segmentos.



Jornal do Comércio
Geral, página 23

Marcelo Bertoluci é o novo presidente da Ordem gaúcha

Marcelo Bertoluci, 40 anos, foi eleito ontem o novo presidente da secção gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS). O candidato da Chapa 1, OAB Mais, foi o escolhido por 75% dos advogados que votaram. Às 17h17min de ontem foram abertas as primeiras urnas que continham os votos que iriam decidir o futuro da Ordem gaúcha nos próximos três anos.

A eleição para o comando da Ordem ocorreu das 9h às 17h, em todo o Estado. Em Porto Alegre, o pleito aconteceu no Centro de Eventos da Casa do Gaúcho. A votação levou diversas gerações de advogados ao local durante todo o dia. No início da tarde, o advogado Garibaldi di Almeida Wedy, 99 anos, exerceu o que chamou de "função cívica". Com 91 anos de idade, Jerônimo da Silva Ribeiro exaltou a importância de seu voto. "Estou dando exemplo de civismo e solidariedade".

Votando para a presidência da entidade desde 1965, o advogado Antônio Carlos Estrella, de 70 anos, relatou a importância de participar das eleições da Ordem estadual. Este ano, diferentemente dos pleitos anteriores, a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não cedeu urnas eletrônicas por não ser possível concluir a tempo as atualizações. Em razão disso, a votação foi realizada por cédulas. Além de Bertoluci, disputaram a eleição Ricardo Cunha Martins (A OAB para os Advogados), Carlos Alberto Cavalheiro (Advocacia e Justiça), e Paulo Torelly (Muda OAB).

Metro
Geral, página 3

Bertoluci é eleito para presidência na OAB/RS

Com mais de 60% das urnas apuradas, a eleição para o cargo de presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) gaúcha foi definida na noite de ontem. Os advogados gaúchos elegeram Marcelo Bertoluci. Cerca de 40 mil eleitores compareceram às urnas para escolher o representante que governará a entidade de 2013 a 2015.

A diferença entre o vencedor e os outros três concorrentes foi grande, computando 75% do total de votos válidos. O resultado oficial, com todos os votos apurados, vai ser divulgado às 11h de hoje, na sede da OAB, em Porto Alegre.

O Sul
Geral, página 10

Marcelo Bertoluci é eleito presidente da OAB-RS

Em pleito realizado ontem, sagrou-se como novo presidente da OAB-RS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional gaúcha) o candidata da situação, Marcelo Bertoluci. Apesar da apuração ter sido suspensa com 60 dos votos contabilizados, em função de problemas técnicos, o candidato da Chapa 1 foi considerado matematicamente eleito, pois já contava com mais de 75 dos votos. Em segundo lugar, ficou Ricardo Cunha Martins. da Chapa 2, com 20.26 do total. A contagem deve ser finalizada hoje.

21/11/2012

21/11/2012

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro