|   Jornal da Ordem Edição 4.581 - Editado em Porto Alegre em 1.08.2025 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

16.05.11  |  Advocacia   

Editora jornalística indenizará em R$ 20 mil pintor acusado de maltratar irmã deficiente

A RBS Zero Hora Editora Jornalística S/A teve mantida condenação proferida em razão de acusações infundadas contra um pintor que supostamente maltratava a própria irmã, deficiente mental. A empresa terá de pagar R$ 20 mil, a título de indenização por danos morais, por conta da reportagem publicada no jornal A Notícia, em agosto de 2002. A decisão, da 6ª Câmara de Direito Civil do TJSC, confirmou sentença da Comarca de Joinville.

Na reportagem, uma vizinha da família afirmou que havia invadido a casa do pintor para acudir a irmã deste, que se encontrava trancada em um quarto pequeno, com fome e suja de sangue. O autor da ação, por sua vez, não concordou com o teor da publicação, e alegou que os moradores se incomodavam com os choros de sua irmã, por isso haviam feito tais declarações. Ele disse que por conta da publicação teve contratos de trabalho rescindidos, motivo que o fez procurar a Justiça. 

Em apelação, a RBS sustentou que a matéria jornalística não possuía caráter ofensivo, pois apenas restringiu-se à narrativa dos fatos. O relator do recurso, desembargador Jaime Luiz Vicari, ao negar provimento ao pleito, destacou que a própria vizinha, em juízo, havia negado as palavras publicadas.  “Com a devida vênia e conforme cópia do jornal acostada, foi imputada ao apelado a prática de conduta criminosa, sem que nenhuma prova acerca do delito tivesse sido produzida, mostrando-se irresponsável a atitude do meio de comunicação”, anotou o relator.  O magistrado destacou que os veículos de comunicação têm todo o direito à liberdade de imprensa, garantido constitucionalmente, no entanto é preciso cautela na hora de fazer acusações sem fundamento.

“É cediço que a liberdade de expressão do órgão de imprensa é resguardada pela Constituição Federal, mas tal não significa irresponsabilidade absoluta do jornalista ou do órgão de imprensa, que respondem, em caso de lesão a direito de terceiro, por ultrapassar os limites da moderação”, finalizou. A decisão foi unânime. (Ap. Cív. n. 2010.015778-8)

Fonte: TJSC

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2025 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro