|   Jornal da Ordem Edição 4.277 - Editado em Porto Alegre em 15.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

19.07.07  |  Diversos   

Doze das vítimas do vôo da Tam faziam parte do “Tricô dos Precatórios







 












Lauro Rocha

Redação do Jornal da Ordem

Dentre as centenas de vitimas do vôo JJ 3054 estavam 12 senhoras, quase todas octogenárias, participantes do movimento "Tricô dos Precatórios", que viajavam de Porto Alegre para a capital paulista, onde participariam, juntamente com o advogado Paulo de Tarso Dresch da Silveira, presidente da Comissão Especial de Precatórios da OAB/RS, do Movimento Nacional Contra o Calote Público.

O “Tricô dos Precatórios” foi criado por idosas pensionistas a quem o governo gaúcho devia o pagamento de ações ganhas na Justiça, a maioria referente a diferenças salariais e pensões não recebidas. Como uma forma singela, mas significativa, de protestar pelo não pagamento da dívida, elas tricotavam uma manta para com ela abraçar o Palácio Piratini, em Porto Alegre, nas próximas semanas.

A manta, que já tinha mais de 200 metros de cumprimento, era confeccionada todas as segundas e quartas-feiras, às 16h, quando elas se reúnem em frente à sede do governo estadual.

A manta estava sendo levada no vôo pelas idosas para o Movimento contra o Calote e seria pendurada na fachada do edifício da Fiesp para chamar a atenção dos participantes contra o calote público. A idéia do “Tricô dos Precatórios” foi de Julia de Oliveira Camargo, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas do RS e da União Nacional de Credores Públicos (UNCP), que estava no avião da Tam.

O movimento na Fiesp contra o calote, que acabou suspenso por causa da tragédia, ia reunir sindicalistas, membros da OAB e representantes de mais de 200 entidades engajadas contra o texto original da PEC nº 12/06 (dos Precatórios). O grupo de doze senhoras viajara convidado pelas OABs do RS, São Paulo e Nacional para participar do ato em São Paulo e contar a sua história.

Na última sexta-feira (13), as idosas do "Tricô dos Precatórios" estiveram na Esquina Democrática em Porto Alegre, apoiando o "Movimento Contra a Impunidade e a Corrupção", promovido pela OAB gaúcha.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro