Promovido pelo CFOAB, ato reuniu centenas pessoas, entre advogados, parlamentares, juristas e dirigentes de diversas entidades da sociedade civil.
O presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia participou na tarde desta terça-feira (31), do ato público em defesa dos poderes do Conselho Nacional de Justiça.
Do Rio Grande do Sul estavam presentes, ainda, o presidente da CAA/RS, Arnaldo de Araújo Guimarães, os conselheiros federais da entidade, Luiz Carlos Levenzon e Renato da Costa Figueira, bem como o presidente e a vice da subseção Sapiranga, João Antonio Ramos Fernandes e Iara Teresinha Magajewski Averbeck.
O evento contou com participação de centenas de pessoas, entre advogados, parlamentares, juristas e dirigentes de diversas entidades da sociedade civil. A mesa principal das autoridades foi adornada por uma faixa em letras garrafais: "O CNJ é dos brasileiros".
Para o presidente da OAB/RS, a sociedade precisa de um órgão fiscalizador que dê transparência necessária a todo e qualquer Poder Público. "Esperamos que o STF tenha este entendimento, pois o CNJ tem se demonstrado como um órgão competente para exercer o controle administrativo e financeiro do Poder Judiciário, ação exemplar, aplaudida pelos cidadãos brasileiros", considerou Lamachia.
No ato, promovido pela OAB, o presidente nacional CFOAB, Ophir Cavalcante destacou que o evento "foi a cidadania dizendo para o Supremo Tribunal Federal que Justiça ela almeja, que Justiça ela busca". Em suas palavras de encerramento, Ophir destacou ainda que "o CNJ é um valor republicano e, como tal, não pode, em momento algum, ter sua competência amesquinhada ou reduzida".
Com informações do CFOAB
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759