|   Jornal da Ordem Edição 4.301 - Editado em Porto Alegre em 20.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

15.12.10  |  Trabalhista   

Dirigente sindical garante direito à estabilidade mesmo atuando em outro cargo

Um vigilante, demitido quando era conselheiro fiscal do sindicato da categoria, conseguiu a reintegração ao cargo, ao ter reconhecido o direito à estabilidade. A empresa foi sentenciada a pagar toda a remuneração do período em que o autor esteve afastado. A sentença, proferida pela 9ª Turma do TRT4 (RS), confirmou a decisão da 2ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul.

Antes da despedida, a empresa terceirizou a atividade de vigilância e promoveu o reclamante ao cargo de balanceiro, no setor de segurança patrimonial. Sua função era monitorar a entrada e saída dos caminhões da empresa e pesá-los, além de controlar a entrega de equipamentos de proteção individual (EPIs) aos funcionários.

No entendimento da reclamada, como o autor não era mais vigilante, havia deixado de representar a categoria e perdido o direito à estabilidade.  Por isso, no seu ponto de vista, poderia despedi-lo sem justa causa, o que acabou acontecendo.

A 9ª Turma do TRT, por maioria de votos, considerou a despedida equivocada. Conforme o relator do acórdão, juiz convocado Marçal Henri Figueiredo, a nova função do autor – controlar a movimentação de caminhões – tinha relação com a atividade de vigilante, fato que garante a estabilidade sindical ao empregado. O magistrado também destacou que a alteração do cargo pode ter sido uma manobra da empresa para desconstituir o direito do empregado à estabilidade.

Da decisão cabe recurso. (Processo 0057900-48.2009.5.04.0402)




....................
Fonte: TRT4

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro