|   Jornal da Ordem Edição 4.290 - Editado em Porto Alegre em 03.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

04.05.10  |  Advocacia   

Diretoria da Ordem gaúcha recebe prefeito de Porto Alegre

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, recebeu a visita do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, na tarde desta segunda-feira (03), no gabinete da presidência da sede da entidade. Também estavam presentes a secretária-geral adjunta e o tesoureiro da Ordem gaúcha, Maria Helena Camargo Dornelles e Luiz Henrique Cabanellos Schuh; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), Arnaldo de Araújo Guimarães; o secretário municipal do Meio Ambiente (Smam), vereador Prof. Garcia; o chefe de gabinete da presidência da OAB/RS, Júlio Cezar Caspani; e a mestre em Economia do Desenvolvimento, Carla Estefanía Albert.
 
No encontro, foram tratados assuntos como a realização de parcerias entre a entidade e a Prefeitura e a promoção de ações de cidadania conjuntas. Foi abordado também o projeto de restauração e revitalização da Praça dos Açorianos, localizada em frente ao prédio da OAB/RS. Uma apresentação da iniciativa foi feita aos presentes.
 
De acordo com Lamachia, a entidade quer contribuir para a melhoria das condições da região próxima à sede da OAB/RS. “Ao adotar a Praça dos Açorianos, a Ordem será responsável pela administração desse patrimônio histórico da Capital, transformando-o em um espaço da cidadania e tornando-o apto a ser um lugar para convivência, caminhadas e lazer”, afirmou.
 
Segundo Fortunati, a adoção da Praça dos Açorianos pela OAB/RS “é importantíssima para o município e para a população”. Garcia informou que atualmente a Capital gaúcha conta com um total de 591 praças, parques e áreas verdes, e que vários desses locais já foram adotados.
 
Já Cabanellos Schuh salientou que a Smam tem sido parceira em diversas outras ações, além da conservação dos arredores da seccional. Maria Helena ressaltou que “para os advogados que visitam a sede da Ordem gaúcha, a praça é uma vitrine, pela sua bela paisagem”.
 
Terreno próximo ao Foro Central
 
Na ocasião, Lamachia ainda entregou ofício ao prefeito para avaliar a proposta de transferência de terreno próximo ao Foro Central de Capital, na avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, para a OAB/RS. O objetivo, segundo a entidade, é a construção de um prédio destinado à instalação de serviços essenciais à advocacia, como o Sistema de Protocolo Integrado Drive-Thru, visando atender demandas junto à unidade judicial e ao TJRS. 
 
Conforme Lamachia, a finalidade é atender ao elevado número de advogados que procuram diariamente o Foro Central. “A Ordem gaúcha tem envidado consideráveis esforços para facilitar esse importante trabalho, que inclui as atividades forenses, indispensáveis à prestação jurisdicional”, afirmou.

Ainda nos arredores do Foro Central, o presidente da seccional reiterou a necessidade de implantação de estacionamento rotativo na Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, entre a Avenida Borges de Medeiros e a rótula da Avenida Beira Rio, faixa situada nos fundos da unidade judicial. " Estamos buscando a ampliação da área ázul nas proximidades, para minimizar os problemas da falta de vagas para os advogados", explicou Lamachia.

O dirigente da OAB/RS lembrou a Fortunati que, por determinação do TJRS, está sendo construído nas proximidades o novo prédio do Foro Cível, “o que exige imediato planejamento e providências diversas para que as soluções pretendidas sejam as melhores possíveis e coincidam com a inauguração da referida obra, a qual está prevista para o final de 2011 ou início de 2012”.
 
Linhas de ônibus nas adjacências da OAB/RS

 
Durante a reunião, o presidente da entidade apresentou ao prefeito de Porto Alegre oficio com reivindicações dos colaboradores da OAB/RS em relação a mudanças no itinerário de linhas de ônibus, que são utilizadas diariamente pelos funcionários, advogados e público em geral.
 
Conforme o documento, com a alteração de percurso de uma das linhas de ônibus, os usuários tiveram que investir em três conduções para chegarem ao destino, o que antes era possível utilizando apenas uma, que transitava de forma circular.
 
“As modificações efetuadas geraram preocupação e desconforto quanto à segurança e outros transtornos delas decorrentes, como o aumento no tempo de deslocamento até as proximidades da sede da Ordem gaúcha”, registrou Lamachia.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro