|   Jornal da Ordem Edição 4.258 - Editado em Porto Alegre em 18.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

18.10.21  |  Advocacia   

Diretoria da OAB/RS realiza prestação de contas no VI Colégio de Presidentes de Subseções

A OAB/RS realizou, nesta sexta-feira (15), o VI Colégio de Presidentes das Subseções – Gestão 2019/2021. O encontro ocorreu no formato híbrido: a diretoria da Ordem gaúcha e alguns presidentes estiveram presencialmente no Solar Dom Pedro, em Sant'Ana do Livramento, enquanto outros dirigentes acompanharam de forma virtual. O anfitrião do encontro foi o presidente da subseção local, Glênio Cardoso Lopes.

Na parte da manhã, a programação foi reservada para a prestação de contas do trabalho realizado pela atual gestão, que completará três anos de atuação em 31 de dezembro deste ano. O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, que completará seis anos no comando da Ordem gaúcha, conduziu os trabalhos.

Veja todas as fotos do VI Colégio no Flickr da OAB/RS

Ele fez questão de salientar a dedicação dos seus colegas de diretoria, conselheiros federais e seccionais, integrantes de comissões, dirigentes de subseções e colaboradores da entidade na superação de desafios. “Esse é um trabalho em conjunto. A OAB é uma causa, e é por isso que estamos aqui”, frisou.

O presidente da Ordem destacou que a atual gestão começou trabalhando intensamente. Na primeira semana de janeiro de 2019, por exemplo, ele cumpria agendas e compromissos com a advocacia de Uruguaiana. “Tínhamos um planejamento e estávamos avançando. Cada vez mais próximos da advocacia, em todas as regiões. Visitando dezenas de escritórios, abrindo as portas do gabinete da presidência. Essa relação estava sendo ainda mais fortalecida. Então, veio a pandemia”, observou. “O coronavírus ceifou o nosso planejamento, assim como o de milhões de pessoas”, frisou.

Breier solicitou um minuto de silêncio em respeito aos mais de 400 advogados e advogadas que perderam a vida nestes quase dois anos de pandemia de coronavírus. “Todas as perdas da pandemia são lamentáveis e nos entristecem sobremaneira”, afirmou.

Diante do novo cenário e da necessidade de isolamento, a OAB/RS precisou se reinventar. A tecnologia ganhou protagonismo. Num trabalho eficiente com dirigentes e colaboradores, a entidade digitalizou milhares de processos, passou a oferecer cursos gratuitos on-line, criou uma rede de comunicação com reuniões virtuais e entrevistas para dezenas de veículos de comunicação. “Os recursos tecnológicos foram fundamentais para que a sequência do trabalho, os sete dias por semana”, reforçou.

O tesoureiro da OAB/RS, André Sonntag, fez uma explanação apontando investimentos realizados em novas subseções e também de melhorias em outras sedes. Foram dezenas de subseções contempladas com investimentos, sendo que as subseções de Canoas e Caxias do Sul, duas das maiores do Estado, viram se realizar o andamento de suas novas casas. “Tudo o que fazemos é pensando na advocacia gaúcha. Focamos nossos esforços para reverter as anuidades em melhores condições de trabalho e uma série de benefícios para prestigiar todos os colegas”, frisou.

Sonntag lembrou que a digitalização de cerca de 7.500 processos e a informatização de uma série de procedimentos representaram mais segurança e agilidade. “Também é preciso destacar a questão da sustentabilidade. Menos papel, redução de deslocamentos, menos veículos circulando”, destacou.

O vice-presidente da OAB/RS, Jorge Fara, salientou que um dos principais compromissos da atual gestão foi aperfeiçoar o processo de acolhimento da advocacia gaúcha. Com a experiência de quem rodou todo o estado visitando todas as subseções, ele é um dos dirigentes com maior conhecimento das demandas dos colegas. “Temos de lutar incansavelmente para poder atender os pleitos dos colegas”, comentou.

A secretária-geral da OAB/RS, Regina Guimarães, ressaltou o espírito do trabalho realizado pela diretoria. A defesa incondicional do advogado foi destacada, assim como o trabalho em prol da cidadania, que muita vez encontra na advocacia um último fio de esperança. “Tivemos um trabalho muito firme do presidente Ricardo Breier, a quem devemos agradecer por nos conduzir neste período de tempestade provocado pela pandemia”, enfatizou.

A secretária-geral adjunta da OAB/RS, Fabiana da Cunha Barth, enfatizou a importância de saber conviver com perfis diferentes na diretoria e o quanto isso ajudou a enriquecer o trabalho. Ela fez questão de destacar o incansável trabalho dos colaboradores da OAB/RS, em diferentes setores, que mantiveram dedicação e empenho para que a Ordem não parasse durante a pandemia. “É fundamental destacar essa grande participação e atuação dos colaboradores da Ordem. Deixo aqui minha homenagem a todos que se envolveram nesse período”, elogiou.

O membro honorário vitalício da OAB Nacional e da OAB/RS, Claudio Lamachia, destacou a caminhada do grupo que vem à frente da OAB/RS há mais de uma década. Ele ressaltou que todos os compromissos assumidos nos últimos anos foram cumpridos, com muitos benefícios para a advocacia em diferentes áreas. “Este é um momento importante para os colegas observarem a importância de compromissos assumidos, e não de promessas”, frisou.

Lamachia enalteceu o trabalho de Breier, respaldado por outros ex-presidentes. Elogiou a condução da Ordem nos últimos anos e o compromisso com as demandas da advocacia. Breier recebeu uma efusiva salva de palmas dos dirigentes de Ordem, que se levantaram para reconhecer o trabalho do atual presidente.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAA/RS), Pedro Alfonsin, elogiou a dedicação da diretoria da OAB/RS em superar tantos desafios impostos pela pandemia, sendo que a Caixa foi bastante demandada e conseguiu garantir uma série de ações para a advocacia gaúcha. “É preciso ressaltar o trabalho do presidente Breier, que liderou pautas nacionalmente”, lembrou.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro