|   Jornal da Ordem Edição 4.290 - Editado em Porto Alegre em 03.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

28.07.11  |  Dano Moral   

Diarista recebe indenização por acusação de furto

A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do TJDFT manteve a indenização de R$ 1 mil, a título de danos morais, a uma diarista que foi acusada pela patroa de ter furtado suas joias. A decisão foi unânime e não cabe mais recurso.

A diarista afirmou ter sido acusada pelo furto de joias que estavam em cima de um rack, no apartamento em que trabalhava. De acordo com a doméstica, a dona das joias teria telefonado para a irmã dela fazendo acusações sobre o crime e, ainda, acusações na portaria do condomínio. Meses depois, recebeu uma ligação da patroa com pedido de desculpas, pois os bens tinham sido localizados. 

A empregadora alegou que em nenhum momento agrediu física ou verbalmente a diarista. Afirmou que somente telefonou para buscar informações sobre a localização das joias, porque a doméstica teria sido a única pessoa que esteve no apartamento e que se realmente achasse que se tratava de furto, teria registrado ocorrência na delegacia de polícia.

A Turma entendeu que a acusação infundada de furto "configura evidente ato ilícito que enseja responsabilização civil por danos morais", o que não pode ser suprimido por simples pedido de desculpas. Para os julgadores, os depoimentos das partes e da testemunha, produzidos em audiência, são suficientes para formar o convencimento do juiz sobre o fato ocorrido e o direito da doméstica, não se exigindo prova documental para o caso.

(Nº do processo: 2011 01 1 029607-3)

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro