|   Jornal da Ordem Edição 4.309 - Editado em Porto Alegre em 31.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

10.05.12  |  Dano Moral   

Determinada aprovação de aluna em universidade

A aluna era realmente frequentadora assídua, não restando dúvida de que as faltas registradas em seu prontuário foram ocasionadas por responsabilidade da faculdade.

A 11ª Câmara Cível do TJMG condenou a Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) a retirar as faltas que atribuiu equivocadamente a uma aluna na disciplina Embriologia Humana, durante o segundo semestre de 2008, em Juiz de Fora.

A aluna conta que, quando procedeu à matrícula para o segundo período do curso de Nutrição, no tempo previsto pela instituição, faltou a assinatura do responsável, o que lhe ocasionou faltas mesmo estando presente às aulas. A aluna afirma que tal fato só foi observado no final do semestre, quando foi reprovada na referida disciplina.

A Unipac alega que a aluna assinou o contrato um mês após o término do prazo para a renovação da matrícula e que o rol das obrigações dos contratantes encontra-se em todas as salas de aula.

A juíza Ivone Campos Guilarducci condenou a Unipac a retirar as faltas da aluna e consequentemente proceder à sua aprovação na disciplina.

A Unipac recorreu da decisão, mas o relator do recurso, desembargador Wanderley Paiva, manteve a sentença sob o argumento de que é "incorreto o procedimento adotado pela universidade, aceitando a aluna na classe e depois reprovando-a por faltas, na verdade, inexistentes".

Segundo o desembargador, "a aluna era realmente frequentadora assídua, não restando dúvida de que as faltas registradas em seu prontuário foram ocasionadas por responsabilidade da universidade". E continua: "é de causar estranheza o fato de a aluna ter sido aprovada nas demais matérias, sendo reprovada por faltas na disciplina citada e ter obtido os resultados de todas as avaliações".

Os desembargadores Selma Marques e Fernando Caldeira Brant concordaram com o relator.

Processo: 1.0145.10.065110-1/001

Fonte: TJMG

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro