|   Jornal da Ordem Edição 4.306 - Editado em Porto Alegre em 27.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

01.09.11  |  Diversos   

Denunciante que teve nome divulgado em jornal será indenizada

Em razão da matéria publicada, a mulher passou por constrangimentos, pois sofreu ameaças da família do criminoso.

A empresa jornalística Gazeta de Riomafra Ltda. foi condenada ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 10 mil a uma mulher que teve publicada matéria em que denunciava à polícia um foragido da Penitenciária de Piraquara (PR). A 1ª Câmara de Direito Civil do TJSC confirmou sentença da Comarca de Mafra.

Na edição do dia 20 de julho de 2005, o jornal publicou uma matéria onde afirmou que a autora teria denunciado à polícia um foragido da penitenciária, que seria seu inquilino. No texto, consta que a denúncia teria sido feita pelo próprio locador do imóvel em que o prisioneiro residia. A mulher afirmou que, apesar de ter firmado contrato de locação, a notícia da denúncia era inverídica e causou inúmeros transtornos, constrangimentos e pânico, pois a pessoa indicada como criminosa era de alta periculosidade. Afirmou ainda que, em razão da matéria publicada, a família do criminoso a tem hostilizado e agredido verbalmente, inclusive com ameaças.

Condenada em 1º Grau, a empresa jornalística apelou ao Tribunal sustentando que apenas narrou os fatos contidos no boletim de ocorrência e que a matéria é verídica, não tendo ultrapassado os limites do direito e dever de informação. Segundo a relatora do processo, desembargadora Denise Volpato, "percebe-se que, embora haja liberdade de imprensa e seja a divulgação de informação sua principal função, os fatos, conforme divulgados, refogem aos limites da mera informação, atingindo, de forma inteiramente desnecessária, a esfera psíquica da autora (…) Equivocou-se o meio de comunicação, ao divulgar matéria jornalística capaz de ensejar a identificação da autora como locadora da residência do criminoso. Embora não tivesse a intenção, causou dano à parte, posto que a notícia repercutiu em toda região em que circulou o jornal", afirmou.

Apelação Cível n. 2007.014427-9


Fonte: TJSC

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro