|   Jornal da Ordem Edição 4.326 - Editado em Porto Alegre em 25.06.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

15.03.13  |  Diversos   

Custas médicas veterinárias não são de responsabilidade do Estado

Segundo a decisão, não há previsão no ordenamento jurídico que obrigue o custeio de atendimento a todo e qualquer animal de estimação de posse dos cidadãos.

O Estado do Rio Grande do Sul não terá que pagar o tratamento medicamentoso e eventual intervenção cirúrgica no animal de estimação de uma mulher. Em decisão monocrática, o desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, da 22ª Câmara Cível do TJRS, confirmou sentença de 1º grau sobre o assunto.

A autora sustentou que a sentença anterior é nula, com base nos art. 6º, 196, 225, § 1º, VII, todos da Constituição Federal, bem como no art. 32 da Lei nº 9.605/98. Ela afirmou que a inexistência de legislação específica para o caso não justifica a extinção do processo.

No seu entendimento, o relator destacou que "não há como impor ao Estado o custeio do tratamento veterinário postulado na inicial, ressalvando-se a possibilidade de demandar o médico veterinário responsável pelo quadro clínico atual do animal."

Para o magistrado, a demanda não é de responsabilidade do governo estadual, pois não há previsão no ordenamento jurídico que obrigue ao custeio de atendimento médico veterinário a todo e qualquer animal de estimação.

Conforme o julgador, os art. 6º e 196 da Constituição Federal são destinados à pessoa humana, não sendo procedente a fundamentação da autora no ponto, quando pretende a aplicação desses dispositivos para a proteção de animal de estimação. "Os animais já são destinatários de tutela específica de proteção, nos termos do art. 225, § 1º, VIII, da Constituição Federal", apontou.

O desembargador confirmou a decisão do juiz Guilherme Eugênio Mafassioli Corrêa, da 1ª Vara Cível da Comarca de Ijuí (RS).

Apel. Cível nº: 70053251310

Fonte: TJRS

Marcelo Grisa
Repórter

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro