|   Jornal da Ordem Edição 4.591 - Editado em Porto Alegre em 20.08.2025 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

04.03.13  |  Dano Moral   

Cooperativa indenizará por comercializar queijo contaminado

Análise química de amostras feitas na sede da organização demonstrou que o vício do produto não decorrera do armazenamento incorreto nos estabelecimentos que o vendiam, mas, sim, do processo de fabricação dele.

Uma cooperativa pagará indenização no valor de R$ 10 mil, por danos morais coletivos, pela comercialização de queijos artesanais contaminados. A Câmara Especial Regional de Chapecó (SC) confirmou a sentença da Comarca de Ipumirim sobre o assunto.

O Ministério Público ajuizara ação em 2010 e, em liminar, os produtos foram recolhidos do mercado, e sua comercialização proibida. A análise laboratorial de amostras do laticínio comprovou a contaminação que o tornara impróprio ao consumo humano.

Em apelação, a ré reforçou o argumento de que os produtos estragaram por acondicionamento incorreto nos estabelecimentos comerciais que os adquiriram. Questionou, ainda, os documentos técnicos, elaborados sem acompanhamento da organização.

A desembargadora substituta Denise de Souza Luiz Francoski, relatora, entendeu que a apelante não apresentou prova capaz de desconstituir os laudos e exames laboratoriais que constataram a presença de bactéria nos produtos. Ela destacou, também, que amostras colhidas na sede da cooperativa demonstraram a contaminação, o que afastou a possibilidade de o problema ser posterior à fabricação, afeto às casas de comércio. "Inquestionável que a prática assumida pela apelante, ao colocar no mercado produtos contaminados e em desacordo com a legislação sanitária, imputou aos consumidores severos riscos à saúde, atraindo para a recorrente a responsabilidade acerca dos danos gerados", concluiu.

A votação foi unânime, e o valor da condenação será revertido em favor do Fundo Estadual de Restituição dos Bens Lesados, conforme previsto em lei e no Código de Normas da Corregedoria-Geral da Justiça Catarinense.

Apel. Cível nº: 2012.050043-5

Fonte: TJSC

Marcelo Grisa
Repórter

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2025 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro