20.06.08 | Advocacia
A convite do governo, OAB/RS reúne-se com Gabinete de Transição
A convite da governadora Yeda Crusius, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, e a secretária-geral da Ordem, Sulamita Cabral, reuniram-se com os integrantes do Gabinete de Transição do governo, na manhã desta sexta-feira (20), no Palácio Piratini.
Daniel Andrade, secretário da Infra-estrutura e Logística e representante do PSDB no Gabinete, informou que o grupo está se reunindo com representantes da sociedade civil organizada para ouvir sugestões que as entidades possam passar para o governo neste momento de crise, a fim de efetivar melhorias nas questões da transparência, dos controles e do combate à corrupção.
Lamachia saudou a iniciativa e ressaltou que a busca de melhores padrões éticos é um dos temas que mais têm sido trabalhados pela Ordem desde o início da gestão atual, tanto para a sociedade quanto para a própria OAB/RS, que dá o exemplo, dentre outras, com a atuação intensa e transparente do Tribunal de Ética e Disciplina.
O dirigente lembrou que a entidade lançou, em junho do ano passado, o Movimento Agora Chega, contra a corrupção e a impunidade. “Para nossa satisfação, o movimento teve ampla aceitação por toda a sociedade, sendo replicado em todas as subseções da Ordem gaúcha, e até mesmo por seccionais de outros estados. A posição da OAB/RS, desde que assumimos, tem sido de combate real, efetivo e direto à corrupção”, salientou.
O presidente da Ordem gaúcha reforçou a demanda da advocacia e de toda a sociedade por um encaminhamento rápido para a questão dos precatórios. “Na avaliação da OAB, essa questão é das mais prementes, tanto em relação ao estado quanto ao país. Temos leis estaduais e nacionais que regulam a matéria, e inclusive o Fundo dos Precatórios, criado no governo passado, mas que não tem suas contas abertas à sociedade gaúcha. Os cidadãos deveriam ter mais informações sobre as verbas que compõem o Fundo e sobre o andamento dos próprios pagamentos”, enfatizou.
Lamachia também citou a efetiva realização da reforma política, a valorização da advocacia pública, o maior diálogo com a sociedade civil organizada e a profissionalização da gestão pública como medidas para coibir a corrupção.
Participaram da reunião, além de Daniel Andrade, os integrantes do Gabinete de Transição Otomar Vivian, representante do PP, Sérgio Campos, representante do PPS, Rospid Neto, representante do PMDB, Élio Guimarães, representante do PDT, Paulo Fona, secretário de Comunicação Social do governo, e Iara Wortmann, secretária-adjunta da Casa Civil.
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759