|   Jornal da Ordem Edição 4.434 - Editado em Porto Alegre em 27.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

28.07.09  |  Trabalhista   

Contratação de horas extras na admissão é inválida

Uma ex-funcionária de um banco conseguiu na justiça o direito de não ter incluida em seu contrato de trabalho a fixação do valor referente às horas extras. A decisão do TRT3 obrigou a instituição financeira a pagar as horas extras realizadas pela funcionária.

O banco recusava-se a pagar os valores pedidos por sua ex-funcionária, alegando que as horas trabalhadas já estavam previstas em contrato. Ao analisar o recurso, o TRT3 percebeu que um mês após o contrato de efetivação ter sido assinado pela ex-funcionária, um novo foi elaborado, visando à  prorrogação de horas. Os recibos de pagamento do mês anterior comprovaram que o banco pagou  duas horas extras por dia desde o início da prestação de serviços, quando o segundo contrato ainda não havia sido assinado.

Para a relatora do caso, desembargadora Emília Facchini, a atitude do banco é ilegal. Segundo ela, houve pré-contratação de jornada extraordinária e, por se tratar de ato inválido, as horas trabalhadas a partir da sexta diária são mesmo devidas como extras, já que os valores ajustados na admissão remuneraram apenas a jornada normal. (RO nº 00751-2008-043-03-00-3)



.................
Fonte: TRT3

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro