|   Jornal da Ordem Edição 4.323 - Editado em Porto Alegre em 20.06.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

28.05.14  |  Advocacia   

Consulta pública sobre o Novo Código de Ética da Advocacia encerra dia 31 de maio

A OAB/RS segue conclamando os advogados a participarem com aditamentos ou modificações no texto. Segundo Bertoluci, a participação da classe é fundamental, pois "os advogados devem ser exemplos perante a cidadania".

A OAB/RS segue conclamando os advogados a participarem da consulta pública sobre a proposta do Novo Código de Ética e Disciplina da Advocacia (CED). Até o próximo sábado (31), a classe poderá propor aditamentos ou modificações no texto. Envie suas sugestões aqui.

O Conselho Federal da OAB, ainda no mês de junho, após receber as sugestões da advocacia brasileira, pretende iniciar a discussão no Pleno. O tema também será debatido na XXII Conferência Nacional dos Advogados, que será realizada em outubro, no Rio de Janeiro, para que nos meses de novembro e dezembro o Novo CED seja votado.

O presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, reforçou que a entidade buscou estimular o debate do projeto do CED entre os advogados. "Além da consulta no nosso site, realizamos uma audiência pública, na sede da seccional, para a discussão das propostas e para recebermos sugestões. Com o objetivo de ampliar e aprofundar a análise das contribuições, também criamos um Grupo de Trabalho e fomentamos os debates junto às subseções, como no recente Colégio de Presidentes da OAB/RS, em Bento Gonçalves", destacou Bertoluci, que complementou: "os advogados devem ser exemplos perante a cidadania".

Participam do GT sobre o Novo CED: o presidente e o vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS, conselheiros seccionais Fábio Scherer de Moura (coordenador do GT) e André Andrade de Araújo; o conselheiro federal Raimar Machado; o ex-presidente do TED, conselheiro seccional Sérgio Leal Martinez; o diretor-geral da ESA, conselheiro seccional Rafael Canterji; o coordenador-geral adjunto do Centro de Estudos da OAB/RS, Ricardo Norberto Flach; e os advogados Luiz Alfredo Costa, Ricardo de Biasi Amaral, João Claudio Medeiros Fernandes, João Adalberto Medeiros Fernandes Junior e Rafael Da Cas Maffini.

Segundo Scherer de Moura, a diretoria e o Conselho Pleno da OAB/RS ainda poderão apresentar proposições para a normativa até o dia 11 de agosto. "Os novos dispositivos éticos serão mais fortes quanto mais ligados estiverem à prática e à realidade dos advogados. As mudanças do CED são mais uma demonstração de que a Ordem não admite desvios éticos", afirmou o presidente do TED.

Rodney Silva
Jornalista – MTB 14.759

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro