|   Jornal da Ordem Edição 4.303 - Editado em Porto Alegre em 22.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

21.10.13  |  Advocacia   

Constituição 25 anos: ato público da OAB/RS marca a promulgação da Carta Magna

Realizado no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, foram homenageados os nomes que atuaram para a elaboração da Constituinte com a apresentação do documentário "OAB/RS e a Constituição Cidadã".

A OAB/RS promoveu, na noite desta sexta-feira (18), um grande ato público em comemoração aos 25 anos da Constituição Federal. No evento, que foi realizado no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS, a entidade homenageou os nomes que atuaram para a promulgação da Constituinte com a apresentação do documentário "OAB/RS e a Constituição Cidadã".

O presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, deu início à solenidade destacandoo orgulho da classepelos feitos históricos protagonizados pela OAB, quando pugnava pela autonomia e exclusividade da Assembleia Nacional Constituinte. "Mesmo diante de um cenário congressual, produziu relevantes contribuições absorvidas pelo texto constitucional, afirmando a advocacia como indispensável e inviolável".

O advogado e ministro Nelson Jobim – que foi vice-presidente da Ordem gaúcha, deputado federal constituinte e posteriormente, relator da Revisão Constitucional – proferiu a Conferência Magna.

Os advogados que prestaram essencial trabalho de assessoria aos constituintes foram homenageados, entre eles, os ex-presidentes da Ordem gaúcha, Fernando Krieg da Fonseca e Cléa Carpi da Rocha, que estavam à frente da entidade à época dos debates sobre o texto da Carta Magna e organizaram o evento. Clique aqui e confira o nome dos homenageados.

Também foram entregues carteiras profissionais a 90 novos advogados, que prestaram compromisso durante a cerimônia. Juntamente com o juramentista, Diogo de Paula Rojas, os demais compromissandos repetiram o juramento em pé, com o braço direito estendido.

O Coral da CAA/RS executou os Hinos Nacional e Rio Grandense sob a regência da maestrina Iovana Scaravelli.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro