|   Jornal da Ordem Edição 4.434 - Editado em Porto Alegre em 27.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

28.05.09  |  Diversos   

Conselho de Justiça Federal restringe divulgação de dados de processos

O Conselho da Justiça Federal aprovou resolução que estabelece regras para o tratamento de processos e procedimentos de investigação criminal sob publicidade restrita no âmbito da Justiça Federal. A resolução é destinada aos integrantes do Poder Judiciário e da Polícia Federal. Sob a relatoria do corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Hamilton Carvalhido, a proposta foi aprovada por unanimidade.

Segundo o relator, a medida visa a coibir abusos causados pela divulgação indevida de dados e aspectos da vida privada, constitucionalmente garantidos, de réus investigados e indiciados, obtidos mediante a quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico ou de informática.

Regras

A resolução dita regras no que diz respeito à autuação, processamento, segurança, transporte, inserção de dados no sistema eletrônico de informações processuais, acesso, destinação e arquivamento de processos e procedimentos de investigação criminal sob publicidade restrita. De acordo com a resolução, cabe à autoridade judicial competente a decretação e o levantamento da publicidade restrita dos processos e procedimentos de investigação criminal.

Interceptações telefônicas

Em caso de interceptações telefônicas judicialmente autorizadas, as gravações que não interessarem à prova dos fatos apurados no processo ou investigação serão inutilizadas, mediante autorização judicial, requerimento do Ministério Público ou da parte interessada. A medida prevê, também, que os sistemas processuais devam garantir o sigilo das informações, tanto para os processos digitais como para os processos físicos.

Fica proibido a magistrados, servidores, autoridades policiais e seus agentes o fornecimento de informações contidas em processos de publicidade restrita a terceiros ou à imprensa.  A violação à norma implica instauração de processo administrativo disciplinar. Os autos dos processos que correrem sob publicidade restrita só podem ser retirados da secretaria da vara ou do tribunal pela parte ou procurador regularmente constituído.



...................
Fonte: Conjur

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro