|   Jornal da Ordem Edição 4.290 - Editado em Porto Alegre em 03.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

09.07.15  |  Advocacia   

Colégio de Presidentes: subseções destacam ações e conquistas da OAB/RS desde 2007

Foto: Camila Cabrera - OAB/RS

Colégio de Presidentes: subseções destacam ações e conquistas da OAB/RS desde 2007

Foto: Camila Cabrera - OAB/RS

Colégio de Presidentes: subseções destacam ações e conquistas da OAB/RS desde 2007

Foto: Camila Cabrera - OAB/RS

O presidente da OAB Bom Jesus e decano dos presidentes das subseções, José Luiz Belan.

Foto: Camila Cabrera - OAB/RS

Presidente da OAB Dom Pedrito, Luiz Augusto Gonçalves de Gonçalves.

Foto: Camila Cabrera - OAB/RS

Presidente da subseção de Torres, Ivam Brocca.

Foto: Camila Cabrera - OAB/RS

Presidente da subseção de Lagoa Vermelha, Giovani Andrighi.

Foto: Camila Cabrera - OAB/RS

Presidente da OAB Santa Maria, Péricles Lamartine Palma.

Foto: João Henrique Willrich - OAB/RS

Presidente da subseção de São Gabriel, Augusto Solano Lopes Costa.

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

Presidente da subseção de São Leopoldo, Márcia Schwantes.

Foto: João Henrique Willrich - OAB/RS

Presidente da subseção de Vacaria, Otto Junior Barreto.

Foto: João Henrique Willrich - OAB/RS

Presidente da subseção de Viamão, Nilson Pinto da Silva.

Foto: Comunicação Social - OAB/RS

Presidente subseção de Rio Grande, Everton Pereira de Matos.

Da tribuna, os dirigentes se revezaram na apresentação de pleitos e também destacavam os diversos compromissos assumidos com a advocacia gaúcha, enfatizando que foram cumpridos um a um ao longo das gestões Lamachia (2007-2009/2010-2012) e Bertoluci (2013-2015).

Ao longo do Colégio de Presidentes de Subseções da OAB/RS, realizado nesta quinta (02) e sexta-feira (03), em Torres, os dirigentes das subseções se revezaram na tribuna na apresentação de pleitos e também destacaram os diversos compromissos assumidos com a advocacia gaúcha desde 2007, enfatizando que foram cumpridos um a um ao longo das gestões de Claudio Lamachia (2007-2009/2010-2012) e do atual presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci (2013-2015).

O anfitrião do evento e presidente da subseção de Torres, Ivam Brocca, frisou os compromissos assumidos a partir de 2007, como levar a OAB/RS para o Interior do Estado, garantir as férias dos advogados e sanear as finanças da instituição, combalidas em dívidas antes das gestões Lamachia e Bertoluci. “Uma das marcas dos nossos debates, mais uma vez, é a harmonia do diálogo e do dever cumprido”, afirmou Brocca.

O presidente da OAB Bom Jesus e decano dos presidentes das subseções, José Luiz Belan, ressaltou que o vice-presidente nacional da OAB assumiu o compromisso de fazer e o cumpriu. “Em 2006, Lamachia esteve em Bom Jesus, acompanhado dos ex-presidentes da OAB/RS, Cléa Carpi da Rocha e Renato da Costa Figueira, prometeu resgatar a credibilidade institucional da Ordem gaúcha como entidade de representação da cidadania e o fez! Esse trabalho, agora, vem sendo fortalecido pelo atual presidente Bertoluci e levado para todo País por Lamachia, enfatizou Belan.

O presidente da subseção de Viamão, Nilson Pinto da Silva, ressaltou que as conquistas que foram obtidas pela Ordem gaúcha somente foram garantidas pela postulação de um homem comprometido com a entidade. “Não foi por menos que Lamachia obteve com os coadjuvados por seus pares do Conselho Federal as benesses em favor da advocacia; prova disso, o Simples e a matéria processual já chancelada no novo CPC”, frisou Silva, lembrando a incorporação dos projetos de lei apresentados pela OAB/RS, como férias dos advogados, contagem de prazos em dias, vedação da compensação de honorários, natureza alimentar dos honorários e o fim do parágrafo 4º do artigo 20 do atual CPC.

Para o presidente da OAB Rio Grande, Everton Pereira de Mattos, os avanços e as conquistas obtidas demonstram a seriedade das administrações da Ordem gaúcha desde Lamachia e reforçadas por Bertoluci. “Desde 2007, vejo que a OAB/RS resgatou a autoestima do advogado gaúcho e também aquilo que de mais nobre que a profissão tem, que é o respeito pela ética e as prerrogativas. Estamos estendendo a todo o País projetos como as férias para os advogados e a não compensação de honorários. Tudo isso é fruto de um trabalho incansável de Lamachia e Bertoluci desde 2007”, afirmou Mattos.

O presidente da subseção de Lagoa Vermelha, Giovani Andrighi, enfatizou que “tive o prazer de acompanhar a jornada de Lamachia, desde 2007, e o compromisso mais importante assumido e cumprido – para mim – mais que as férias forenses, a natureza alimentar dos honorários e a vedação da compensação dos honorários – é o resgate da OAB. Nós não éramos reconhecidos em lugar algum, nem em âmbito municipal, estadual ou federal, e hoje, todos nós somos respeitados como Ordem dos Advogados”.

Segundo o presidente da OAB Dom Pedrito, Luiz Augusto Gonçalves de Gonçalves, as gestões desde 2007 tiveram a marca da continuidade de ações. “Transparência, honestidade e competência foi a instituição criada por Lamachia e não sofreu descontinuidade com Bertoluci. Muito pelo contrário. Cada vez mais nos orgulha fazer parte desta OAB com um presidente tão atuante”, afirmou Gonçalves.

Na mesma linha, o presidente da OAB Santa Maria, Péricles Lamartine Palma, salientou que as conquistas não surpreendem qualquer colega que conheça a forma de trabalho de Lamachia. “Todas as iniciativas são pautadas pelo afinco e responsabilidade, o que faz com que os êxitos obtidos venham em regime de objetividade. Por isso, o atual vice-presidente da OAB, mais que um representante de classe é uma legenda na história da instituição e orgulho dos advogados gaúchos”, declarou Péricles.

Para o presidente da OAB Bento Gonçalves, Felipe Panizzi Possamai, a ação constante e vigilância permanente da OAB conseguiu importantes conquistas para a classe nos últimos anos, melhorando as condições de trabalho dos profissionais da advocacia, a exemplo da defesa intransigente das prerrogativas, o combate ao aviltamento dos honorários, e as mudanças legislativas do novo CPC, sempre com transparência e diálogo, ao mesmo tempo sem deixar de ser corajosa em sua atuação. “Tanto nacionalmente com Lamachia, como no âmbito estadual com Bertoluci, a advocacia sul-riograndense pode se orgulhar, e muito, de seus representantes, pois as conquistas refletem na defesa da própria cidadania, em razão da indispensável função do advogado”, ressaltou Possamai.

Por sua vez, o presidente da subseção de Osório, Enri Endress Martins, frisou que de 2007 para cá, a advocacia foi resgatada pelo trabalho incansável de Lamachia, que, com transparência, garantiu marcos importantes para a classe. “Entre os mais importantes está a compra da sede da OAB/RS, na Capital, assim como os projetos incorporados ao novo CPCvedação da compensação da verba honorária, a contagem de prazos em dias úteis, as férias – e também o Simples. São marcos para a classe, conquistados com a participação das subseções. Lamachia é o nosso líder e deverá ser o próximo presidente nacional da OAB”, argumentou Martins.

O presidente da OAB Montenegro, Sepé Tiarajú Rigon de Campos, ressaltou que a advocacia tem acompanhado de perto os grandes avanços implementados nas gestões Lamachia e Bertoluci. “Uma das principais questões são as férias e contagem de prazo em dias úteis, ambas conquistas foram amplamente debatidas em Colégio de Presidentes das Subseções. Este é o resultado positivo destes anos de trabalho. O Simples também deve ser destacado, sendo a maior conquista das últimas décadas”, complementou Sepé Tiarajú.

Para a presidente da subseção de São Leopoldo, Márcia Schwantes, Lamachia assumiu e honrou as lutas da classe desde 2007. “Se pudesse resumir com uma palavra a gestão de Claudio Lamachia e Marcelo Bertoluci, eu diria: comprometimento. Foi com muito comprometimento que a gestão cumpriu o compromisso com a advocacia e suas prerrogativas. Foi uma gestão dinâmica e de muitas conquistas”, frisou Márcia.

O presidente da subseção de São Gabriel, Augusto Solano Lopes Costa, ressaltou que a atuação de Lamachia e Bertoluci frente à OAB/RS é de efetiva representatividade da advocacia gaúcha. “A aquisição da nova sede é a materialização destas significativas conquistas que a classe obteve a partir da sua decisiva atuação de forma decidida, independente e altiva em defesa das prerrogativas dos advogados e dos avanços institucionais obtidos. Conquistas estas que resultam em definitiva valorização do papel do advogado na sociedade com a garantia do pleno exercício profissional. A seriedade e comprometimento do trabalho desenvolvido pela OAB/RS desde 2007 garantem a plena representação dos advogados”, declarou Costa.

Já o presidente da subseção de Estrela, Daniel Horn, afirmou que, durante o período de gestão de Lamachia, notou seriedade com a classe, seguida também por Bertoluci. “Nós, de Estrela, sempre que precisamos tivemos o apoio da seccional. Um trabalho sério, com a bem e boa aplicação das nossas anuidades em prol da advocacia. Destaco, além das questões corporativas bem desenvolvidas e as demais mudanças de legislação, a OAB/RS competente com seu trabalho em relação a cidadania”, assegurou Horn.

Conforme o presidente da subseção de Santa Cruz do Sul, Ezequiel Vetoretti, a atuação incansável de Lamachia em prol da valorização da advocacia é fonte de inspiração. “Os compromissos assumidos e cumpridos junto aos advogados do Rio Grande do Sul elevam a profissão e nos dão a certeza de que estamos no caminho certo e que podemos sempre fazer mais pela nossa OAB”, disse Vetoretti.

O presidente da subseção de Vacaria, Otto Junior Barreto, destacou as diversas conquistas para a advocacia gaúcha, como o saneamento das finanças, as férias no âmbito administrativo dos tribunais do RS e como projeto de lei da OAB/RS incluído no CPC, além da interiorização desde 2007. “Lamachia honrou todos os compromissos assumidos, fazendo mais do que prometeu, lançando a advocacia gaúcha no ápice da respeitabilidade, representando bem o RS no CFOAB, além de honrar a advocacia brasileira”, salientou Barreto.

Para ver as fotos do evento clique aqui.

Jornalistas
Rodney Silva
Liziane Lima
João Henrique Willrich
Camila Cabrera
Caroline Tatsch

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro