|   Jornal da Ordem Edição 4.330 - Editado em Porto Alegre em 01.07.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

01.06.12  |  Advocacia   

Colégio de Presidentes da OAB/RS é aberto oficialmente em Capão da Canoa

Evento segue ao longo desta sexta-feira (1º), reunindo dirigentes das 106 subseções de todo o Estado, para debater os rumos da advocacia, a atuação da entidade e o Estado Democrático de Direito. 

Com a presença de dirigentes das 106 subseções da entidade, foi aberta oficialmente, na noite desta quinta-feira (31), mais uma edição do Colégio de Presidentes da OAB/RS, em Capão da Canoa, no Litoral Norte. O evento, que acontece no Hotel Araçá, segue nesta sexta-feira (1º), debatendo a realidade e os rumos da advocacia no Estado e no País, a atuação da entidade e o Estado Democrático de Direito. 

Compuseram a mesa o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia; o presidente da OAB Capão da Canoa, Miguel Glashorester Severo; o prefeito, Amauri Magnus Germano; o juiz-diretor do Foro, Ademar Nozari; o coordenador da Concad e presidente da CAA/RS, Arnaldo Guimarães; o vice-presidente da OAB/RS, Jorge Maciel; a secretária-geral, Sulamita Santos Cabral; a secretária-geral adjunta, Maria Helena Dornelles; o tesoureiro, Luiz Henrique Cabanellos Schuh; representando o CFOAB, conselheira federal Cléa Carpi da Rocha; os conselheiros federais Renato da Costa Figueira e Luiz Carlos Levenzon; o coordenador das subseções da OAB/RS, conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; e o decano dos presidentes das subseções e presidente da OAB Bom Jesus, José Luiz Belan. 

Primeiro a discursar, Severo deu boas-vindas aos participantes, destacando a alegria de receber os advogados das OABs do Estado. "Esse evento é considerado um dos mais importantes da advocacia gaúcha, visando buscar melhores condições para a classe e para o cidadão. Nossa luta não é apenas no dia a dia nas atividades dos Foros, mas também em defesa da sociedade. Estamos reunidos para lutar pela melhoria da advocacia e da prestação jurisdicional ao cidadão", afirmou. 

Em nome das 106 subseções, Belan destacou a importância do evento para a busca de soluções em benefício do exercício da advocacia. "Irmanados, podemos discutir questões fundamentais para a classe, pois esse Colégio visa congregar, debater ideias e fazer proposições", disse. 

Em sua fala, Guimarães enfatizou que, concomitantemente ao debate das prerrogativas da classe e a fiscalização profissional, a CAA/RS promove mais um encontro de delegados, reafirmando o compromisso com o projeto de interiorização. "Realizamos um trabalho de cuidar da saúde dos advogados e dos seus familiares. Essa atuação conjunta entre OAB/RS e CAA/RS é um exemplo para todo o País", declarou. 

O prefeito saudou o trabalho desempenhado pela OAB/RS em defesa da sociedade. "Nossa cidade recebe de braços abertos esse grande evento, que contou com o empenho da Dra. Sulamita. Ainda acalento o sonho de ser advogado, que é uma profissão digna e voltada para os que precisam de um defensor em momentos fundamentais da vida", asseverou. 

Emocionado, Lamachia ressaltou o sentimento de união e coletividade que marcam os trabalhos dos Colégios de Presidentes, agradecendo o apoio e a parceria dos 106 dirigentes das subseções para a consolidação de uma gestão profícua em prol da advocacia: "Vivemos mais um daqueles momentos memoráveis, principalmente, por comemorarmos os 80 anos da OAB/RS. A história desta instituição, que nos orgulha, se confunde com a história do Brasil, pois a Ordem sempre teve papel fundamental em períodos como a redemocratização, o retorno do habeas corpus, o impeachment de um presidente e a luta permanente contra a corrupção". 

Sobre a gestão da Ordem gaúcha, Lamachia citou a importância do trabalho integrado em todos os rincões do Estado, salientando a obra coletiva de cada advogado. Segundo ele, um dos marcos foi a recriação da Coordenadoria das Subseções. "Estamos cumprindo nossa obrigação junto aos 84 mil advogados, retirando a Ordem do confronto para o encontro e o diálogo. Por isso, é um privilégio estar presidindo a OAB/RS com este nível de comprometimento e empenho de todos os dirigentes da entidade", afirmou. 

Em defesa da sociedade 

O presidente da Ordem gaúcha enfatizou o compromisso da advocacia com a cidadania. Uma das principais bandeiras, segundo ele, deve ser a luta pelo fim do voto secreto no âmbito do Congresso Nacional. "Isso é um verdadeiro escárnio. Como advogados, temos de bradar e mobilizar a sociedade, pois queremos um novo Brasil e uma nova história. Unidos, temos que gritar e manifestar nosso repúdio ao voto secreto dos parlamentares. O Brasil necessita urgente da aprovação da PEC 50/2006", conclamou.

Lamachia ainda continuou: "Num País que tem uma das maiores cargas tributárias do mundo e que aprovou a PEC do Calote, fazendo com que milhões de cidadãos-credores sejam penalizados, faltam recursos para saúde, educação, segurança e presídios. E agora, a sociedade está tomando conhecimento do que há muito tempo temos denunciado: o Judiciário está em colapso e não dá mais conta da demanda. Faltam servidores, juízes e investimentos em estrutura e tecnologia. Os advogados, por sua vez, têm que dar explicações aos seus clientes pela morosidade do sistema". 

Ao final do discurso, Lamachia enfatizou o papel da advocacia como protagonista da mudança requerida pelo Brasil, por uma sociedade mais justa e ética. "Voto não tem preço, tem conseqüência. Temos um compromisso com a defesa do Estado Democrático de Direito em combater a crise ética sem precedentes que estamos enfrentando. Somos indispensáveis à administração da Justiça e fundamentais para a cidadania em defesa das liberdades", concluiu. 

Presenças

Além dos presidentes e dirigentes das 106 subseções da OAB/RS, também estavam presentes os conselheiros seccionais Jorge Dias Fara (presidente da OABPrev-RS e vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina), Marcelo Bertoluci (presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas), Carlos Albornoz e Miguel Ramos (presidente e vice-presidente da Comissão de Processo Virtual, respectivamente), Regina Guimarães (coordenadora do Departamento Cultural), Carmelina Mazzardo (presidente da Comissão da Mulher Advogada), Rosane Ramos, Maria Aparecida Finger e Pedro Sessegolo; pela CAA/RS, o secretário-geral Daniel Barreto e o tesoureiro André Sonntag.
 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro