|   Jornal da Ordem Edição 4.588 - Editado em Porto Alegre em 15.08.2025 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

20.05.14  |  Advocacia   

Colapso do Judiciário: OAB/RS debate precariedade da prestação jurisdicional em Caxias do Sul

Na audiência pública desta sexta-feira (16), o vice-presidente da entidade, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, destacou que é preciso buscar alternativas para o déficit de servidores e juízes.

Os problemas enfrentados no Poder Judiciário, que refletem na qualidade da prestação jurisdicional, foram debatidos na última sexta-feira (16), em audiência pública promovida pela subseção de Caxias do Sul, na Câmara de Vereadores do município.

No evento, representantes de vários segmentos da sociedade realizaram o diagnóstico do contexto atual e propuseram medidas para melhorar o desempenho e agilizar os trabalhos da Justiça. Hoje, na Comarca de Caxias, estão em trâmite aproximadamente 130 mil processos. A média de ações em cada uma das Varas é de quase nove mil por mês.

O vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, se manifestou da tribuna, destacando que a Ordem gaúcha vem alertando para o colapso do sistema. "Desde 2007, estamos tratando das dificuldades da Justiça. É preciso buscar alternativas para o déficit de servidores e juízes, além da revisão da Lei de Responsabilidade Fiscal no âmbito do Judiciário, que é um poder prestador de serviços", ressaltou.

Segundo o presidente da subseção de Caxias do Sul, Air Paulo Luz, "nem mesmo o concurso público em tramitação, que visa chamar 360 novos servidores, apresenta perspectivas de resolver o problema da falta de contingente".

O diretor do Foro de Caxias do Sul, Sérgio Fusquine, disse que a cidade precisa urgentemente de novos servidores. Atualmente, de acordo com ele, o déficit de funcionários para suprir as necessidades do Judiciário é de mais de 20%. Existem no município 15 varas especializadas e 16 juízes.

Liziane Lima
Jornalista – MTB 14.717

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2025 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro