|   Jornal da Ordem Edição 4.303 - Editado em Porto Alegre em 22.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

10.05.10  |  Advocacia   

Colaboradores de subseções recebem treinamento para orientar advogados em relação ao uso do processo eletrônico

Colaboradores das 105 subseções da Ordem gaúcha receberam, neste sábado (08), treinamento sobre o uso do processo eletrônico do TRF4. O evento contou com a presença da secretária-geral da entidade, Sulamita Santos Cabral; do diretor do Foro da Justiça Federal, juiz Marcelo De Nardi; do conselheiro seccional Miguel Ramos; do presidente da Comissão de Informática da Justiça Federal, juiz Sérgio Renato Tejada Garcia; do diretor de Informática da instituição, Cristian Ramos Prange; e do chefe de gabinete da OAB/RS, Júlio Cezar Caspani.

“Graças a este trabalho conjunto e à atuação de cada um dos senhores, será possível evitar que os advogados viagem, muitas vezes mais de 100 km, para ajuizar uma ação na Justiça Federal. O trabalho de vocês será o de orientar os profissionais na correta utilização do sistema”, destacou Sulamita.

A dirigente afirmou ainda que “nosso objetivo é possibilitar que os advogados tenham acesso ao E-proc, facilitando, assim, sua atuação profissional”.

De Nardi, ressaltando a parceria firmada entre Ordem e TRF4, afirmou que “esta não é mais só uma casa dos advogados, podemos dizer que já andamos de braços dados. Este evento marca uma expectativa de aproximação tão intensa, que a Ordem passa a ser, através dos seus servidores, um braço do exercício da atividade jurisdicional”. “Estamos aqui dando um passo além das nossas fronteiras, tanto do ponto de vista do relacionamento institucional, como da inovação tecnológica”.

Miguel Ramos destacou a importância do treinamento, especialmente para as subseções cuja Comarca não possui sede da Justiça Federal. “Não estamos buscando que o funcionário faça o trabalho para o advogado, mas que ele possa auxiliar o profissional em suas dúvidas quanto ao funcionamento do scanner, o envio de peças, etc”.

O treinamento foi ministrado pelo juiz Tejada, que destacou a parceria como vitoriosa: “Depois do treinamento feito hoje, da motivação de todos os envolvidos, nos sentimos incentivados ao trabalho conjunto”.

Equipamento em comodato

Sulamita destacou que a parceria prevê a cedência do equipamento (scanner), em comodato, do TRF4 para a Ordem gaúcha, e que “o convênio firmado entre as instituições busca a melhoria dos serviços judiciários prestados aos advogados e estagiários gaúchos, com base na cooperação técnica, intercâmbio dos conhecimentos e aprimoramento dos processos tecnológicos referentes ao uso do E-Proc”.

Treinamento

Entre as dezenas de colaboradores presentes, a reportagem do Jornal da Ordem buscou opiniões sobre o treinamento realizado.

Daniela Remião Fraga, da subseção de Viamão, ainda não tinha contato com o sistema E-Proc e destacou a forma didática com que o juiz Tejada explicou o funcionamento do sistema.

De Lajeado, Maria Vitória destacou, além da didática do treinamento, a boa qualidade do polígrafo oferecido.

Vinda da distante Candelária, Jordana Tischeler Gass destacou a facilidade do sistema, que considerou “bastante prático”.

Nadia Ribeiro, que encarou seis horas de viagem de Três Passos até a Capital, afirmou que o treinamento foi de grande utilidade. “Dúvidas sempre surgirão, mas o polígrafo é bastante claro e de fácil compreensão”, afirmou.

De Montenegro, Willian Garcia Rodrigues afirmou que já tinha algum conhecimento sobre o sistema e destacou a forma clara e objetiva do juiz Tejada em esclarecer as dúvidas dos colaboradores.

Silvia Souza, de Cachoeira do Sul, já conhece o sistema, uma vez que trabalha junto à Justiça Federal, e salientou que o sistema é de fácil compreensão.

Taniamara Leivas, de Gravataí, também já conhecia o sistema, uma vez que acompanhou o curso telepresencial oferecido pela Ordem. Segundo ela “o treinamento é muito dinâmico e didático, tornando o sistema todo muito simples”.

De Santa Rosa, Luciane Nascimento também já havia acompanhado o treinamento pelo curso telepresencial e afirmou não restar dúvidas sobre o funcionamento do sistema.

Karina Helena Seibt e Daiane Teixeira, ambas de Venâncio Aires, não haviam tido contado com o sistema, e elogiaram muito a didática e a apostila oferecida no treinamento.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro