|   Jornal da Ordem Edição 4.588 - Editado em Porto Alegre em 15.08.2025 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

06.02.12  |  Advocacia   

Caravana das Prerrogativas faz constante defesa dos honorários advocatícios

Ordem gaúcha preocupada com aviltamento da verba honorária faz questão de questionar os advogados das subseções sobre este tema que vem mobilizando a entidade.

No final do mês dejaneiro, a Caravana das Prerrogativas da OAB/RS, por meio da Comissão de Defesae Assistência às Prerrogativas (CDAP), percorreu 19 subseções do Interior do Estado.

Desde 2011 a Caravana já visitou 63 subseções. O projeto da CDAP visa percorrer as 106 subseçõesda entidade, intensificando o diálogo entre a seccional e os profissionais de todo o Estado. Outro objetivo é traçar um mapa com os principais problemasenfrentados pelos profissionais no Estado, visando à solução de conflitos, o fortalecimento das prerrogativas e do exercício da advocacia.

Diante disso, um dos temas proposto pela OAB/RS durante os encontros é o que trata  aviltamento de honorários. A Ordem gaúcha preocupada com este problema faz questão de levantar junto aos advogados do Interior o assunto que vem mobilizando a entidade.

Para o presidente daOAB/RS, Claudio Lamachia, "o desrespeito aos honorários atinge não apenas aosadvogados, mas a toda a sociedade, e estes devem ser condizentes com a responsabilidade imposta pela sua profissão, que lida com a honra, a liberdadee o patrimônio do cidadão. Advocacia fortalecida é sinônimo de sociedade fortalecida", destaca.

Conforme opresidente da CDAP, Marcelo Bertoluci, a Ordem gaúcha vem, constantemente,oficiando diversos magistrados, reiterando a importância da fixação digna dos valores pagos aos advogados, e, ainda, por meio da CDAP, buscando atuar comoassistente em processos, a fim de resguardar o direito dos profissionais.

Muitas vezes, o tema é tratado diretamente com os magistrados ainda na subseção, após o encontro com os advogados, o que vem dando bons resultados.

Durante a Caravanadas Prerrogativas, os dirigentes ainda explicam sobre o funcionamento da ouvidoria vinculada ao gabinete da presidência, na qual os advogados mantêm o contato permanente da entidade e manifestam-se sobre eventuais problemas enfrentados pela classe.

"Sempre que oadvogado sofrer aviltamento de honorário deve entrar em contato pelo e-mail: [email protected]", orienta Bertoluci.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2025 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro