|   Jornal da Ordem Edição 4.280 - Editado em Porto Alegre em 18.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

25.07.07  |  Diversos   

Caos aéreo é produto da desordem política e da fome por cargos

Por Juliana Jeziorny,
da redação do Jornal da Ordem

Desde que o Boeing 737-800 da Gol se chocou com um jato Legacy e caiu no norte do Mato Grosso, dia 29 de setembro de 2006, a aviação brasileira nunca mais foi a mesma. Muitas filas nos aeroportos, desentendimentos entre funcionários de empresas aéreas e passageiros, vôos atrasados e cancelados entre outras coisas.  O apogeu da crise foi há oito dias - em 17 de julho de 2007 - quando o avião da Tam se chocou contra o prédio da própria empresa, em Congonhas, matando quase 200 pessoas.

Em meio a este turbilhão, o presidente da Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo, advogado Cláudio Candiota Filho, visitou a OAB/RS para entregar um dossiê ao presidente Claudio Lamachia e solicitar apoio em uma campanha contra o loteamento de cargos no sistema de aviação. Candiota propõe também a extinção do Ministério da Defesa e da ANAC. 

Em entrevista ao Jornal da Ordem, Candiota falou sobre o que está acontecendo com a aviação no nosso país.
 
Jornal da Ordem - Quais as informações que constam no dossiê entregue a diretoria da OAB/RS?
 
Claudio Candiota - O dossiê trata-se de cópia de representação protocolada, em Brasília, que reúne informações suficientes para concluir o que, de fato, está ocorrendo com a aviação civil no país.
 
JO - Por que há um caos aéreo no Brasil?
 
Candiota - O caos aéreo no Brasil decorre do loteamento  de cargos no sistema de aviação civil e da quebra da hierarquia dentro do sistema. Em 1999, foi criado o Ministério da Defesa, que é  alvo dessa anomalia brasileira conhecida como loteamento de cargos. O ministério nunca foi ocupado por alguém que conhecesse alguma coisa de defesa. Três ministérios técnicos ficaram subordinados a um ministério político, ocupado por pessoas sem conhecimento técnico. Já em março de 2006, houve a retirada de outro órgão, o Departamento de Aviação Civil (DAC), que era um órgão 100% profissionalizado. Logo depois foi criada a ANAC, que entrou em operação na metade do mês de março de 2006, e de lá para cá, só houve desgraça. A ANAC jamais regulou nada. Outro motivo para o caos é a interrupção de 33% da oferta de vôos domésticos e de 80% de vôos internacionais operados pela Varig, de um dia para o outro, e depois disso nunca mais a aviação se recuperou.
 
JO - O senhor acredita que essa crise tem ordem política?
 
Candiota - O caos aéreo é produto causado pela desordem política e administrativa, que está intimamente ligada à fome de cargos.
 
JO - Quais foram as causas desse novo acidente?
 
Candiota - Este acidente ocorreu, entre outras razões, em face do ambiente que está criado. Está todo mundo com os nervos à flor da pele. E o que é pior, o usuário não acredita e não confia mais no sistema. Está todo mundo com medo. Mas a principal razão do acidente está no fato de que ninguém se interessou em buscar as causas. Enquanto buscavam culpados para se isentar da responsabilidade, deixaram de buscar a causa principal óbvia e incontroversa: loteamento de cargos que contaminou e está corroendo todo o sistema de aviação civil.
 
JO - Quais as alternativas que podem ser tomadas, para que não ocorram mais acidentes e longas filas de embarque nos aeroportos?

Candiota - Extinguir o Ministério da Defesa, e revogar a lei que criou a ANAC. Qualquer outra medida é paliativa e não vai resolver o problema. Mesmo que Deus envie 10 mil controladores e que todos os aeroportos sejam, por milagre, transformados em aeroportos de primeiro mundo e que os radares sejam multiplicados por dez...
 
JO - O senhor acredita que a volta do DAC possa ser uma solução para resolver o caos aéreo?
 
Candiota -  É a única solução . Mas há que se extinguir o Ministério da Defesa, ou o sistema continuará vulnerável ao loteamento de cargos. Nesse caso, o Ministério da Aeronáutica passaria a administrar seu orçamento e decidir onde aplicar verbas e onde aplicá-las.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro