|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

06.03.14  |  Concursos   

Candidato com processo penal em curso poderá assumir cargo público

Atitude da Prefeitura em negar o provimento ao respectivo cargo teria ferido o princípio da inocência.

O recurso interposto por um candidato a cargo público pedindo liminar em mandado de segurança para poder assumir a função recebeu provimento da 5ª Câmara Cível do TJMS.

A lide foi motivada pela recusa da Prefeitura de Campo Grande de nomear o candidato, que foi aprovado para o cargo de assistente de Saúde Pública. A justificativa teria sido constar processo penal em curso contra o autor.

O relator do processo, desembargador Júlio Roberto Siqueira Cardoso, explicou que a atitude tomada pela Prefeitura, além de ferir o princípio da inocência, encontra óbice na jurisprudência do STJ.

Isso porque, conforme explica o relator, quando um processo está em curso, o réu sempre é considerado inocente, até que se prove o contrário. Dessa forma, caso perdesse oportunidade de assumir o cargo para o qual passou e fosse inocentado no processo, haveria uma notória violação dos direitos subjetivos do candidato.

A decisão deve ser aplicada imediatamente. Segundo o desembargador, se não for dessa forma, "o recorrente não perceberá sua renda mensal decorrente do cargo para o qual foi aprovado, em razão do ato aparentemente ilegal praticado pelo agravado. O ato permanecendo, indubitavelmente, acarretará grandes prejuízos financeiros para o demandante e para sua família".

Dessa forma, determinou ao agravado que promova os atos necessários à nomeação do requerente no cargo público de assistente de Saúde de Pública, o que deverá ocorrer no prazo máximo de 30 dias, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00, com teto de 60 dias.
Processo nº 1400072-07.2014.8.12.0000

Fonte: TJMG

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro