|   Jornal da Ordem Edição 4.315 - Editado em Porto Alegre em 10.06.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

01.10.14  |  Dano Moral   

Candidato a cargo público e partido político indenizarão operário ferido em montagem de comício

A vítima – contratada para executar serviços gerais e também de eletricista, embora não tivesse qualificação necessária para a tarefa – sofreu choque de alta voltagem que provocou a perda da orelha esquerda e queimaduras graves no pescoço, pernas e região pélvica.

A sentença da Comarca de Osasco, que condenou candidato e partido político a indenizarem um operário que sofreu descarga elétrica durante a montagem do palco de um comício, foi confirmada pela 5ª Câmara Extraordinária de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo. A indenização por danos morais foi arbitrada em R$ 200 mil.

O fato ocorreu na campanha para as eleições municipais de 2004. Durante a instalação do palco, a vítima – contratada para executar serviços gerais, assim como a função de eletricista, embora não tivesse qualificação necessária para a tarefa – sofreu choque de alta voltagem que provocou a perda da orelha esquerda e queimaduras graves no pescoço, pernas e região pélvica.

O relator Enio Santarelli Zuliani entendeu que o candidato e o diretório do partido político foram responsáveis pela contratação e pela maneira com que os serviços foram executados. "É preciso analisar a situação física do acidentado e verificar as sequelas irreversíveis. Evidente que toda e qualquer lesão física que provoca deformidade merece a indenização por dano moral e que inclui, no caso, o estético (art. 949 do Código Civil)", anotou.

Apelação nº 0022670-11.2005.8.26.0405

Fonte: TJSP

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro