|   Jornal da Ordem Edição 3.697 - Editado em Porto Alegre em 03.08.2021 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

10.10.13  |  Seguros   

Caminhoneiro baleado não tem direito de receber cobertura securitária

O homem pedia a condenação de seguradora ao pagamento de cobertura securitária por invalidez permanente decorrente de tentativa de roubou enquanto ele estava estacionado no pátio de um posto de combustível.

Foi negado provimento ao recurso interposto por um motorista de caminhão que pedia a condenação de seguradora ao pagamento de cobertura securitária por invalidez permanente, decorrente de tentativa de roubo do aludido cargueiro, enquanto estava estacionado no pátio de um posto de abastecimento de combustíveis. A decisão teve relatoria do desembargador Luiz Fernando Boller, da 4ª Câmara de Direito Civil do TJSC.

"O seguro DPVAT visa cobrir os danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre. A lesão causada foi motivada por bala arremessada por arma de fogo. Assim, embora o recorrente estivesse dentro do caminhão quando levou o tiro, ao ser vítima de assalto, o dano sofrido não foi causado por um veículo automotor, mas, sim, por projétil de pistola. Nesta lógica, não houve o fato gerador do seguro, motivo pelo qual a indenização DPVAT é indevida", sobressaiu o relator.

A situação relatada, segundo Boller, "não autoriza a aplicação do contido na Lei nº 6.194/74, especialmente por não haver qualquer relação entre a lesão sofrida pela vítima e eventual acidente de trânsito ocorrido entre automóveis de via terrestre, estando o dano relacionado, a bem da verdade, à atuação de larápios que, fazendo uso de arma de fogo - e tendo por  intuito a subtração do cargueiro -, teriam atingido o pescoço do condutor  enquanto este descansava na cabine do caminhão visado". A decisão foi unânime.

Processo: 2013.055464-4

Fonte: TJSC

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   comsocial@oabrs.org.br
© Copyright 2021 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro