|   Jornal da Ordem Edição 4.326 - Editado em Porto Alegre em 25.06.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

11.04.13  |  Advocacia   

Bertoluci vai ao presidente do TJRS requerer providências para Comarca de Gravataí

"A situação do Judiciário gaúcho poderá se tornar ainda mais alarmante, com carência de servidores e juízes, a partir da retirada de recursos dos depósitos judiciais, pelo Governo do Estado, para o caixa-único", afirmou o presidente da OAB/RS. 

Com o objetivo de requerer providências urgentes para a situação de caos na Comarca de Gravataí, o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, reuniu-se, na tarde desta quarta-feira (10), com o presidente do TJRS, desembargador Marcelo Bandeira Pereira. Participaram ainda o secretário-geral da Ordem gaúcha, Ricardo Breier; e o presidente da subseção de Gravataí, Deivti Dimitrios Porto dos Santos. 

Bertoluci destacou que a entidade está atenta as dificuldades estruturais enfrentadas pelo Judiciário. "Estamos buscando uma solução. Providências emergenciais são essenciais, sendo que corremos o sério risco do cidadão não ter mais acesso à Justiça. A situação do Judiciário gaúcho poderá se tornar ainda mais alarmante, com carência de servidores e juízes, a partir da retirada de recursos dos depósitos judiciais, pelo Governo do Estado, para o caixa-único", afirmou. 

A Comarca de Gravataí possui quase 90 mil processos e conta com três Varas Cíveis e uma de Família, que são atendidas por quatro juízes e duas pretoras. Há também, um anexo com 15 mil processos relacionados à área de Fazenda Pública que são atendidos por cinco estagiários cedidos pelo município. Há ainda duas Varas Criminais e um JEC. 

Segundo Dimitrios, a comunidade está mobilizada diante da situação de engessamento do Judiciário local. "Mais processos entram do que findam. Leva-se mais de um ano para apenas uma citação. Certidões confirmam que processos se perdem nos cartórios. A sociedade está indignada com os prejuízos sofridos em relação à prestação jurisdicional", alertou. 

O presidente do TJRS explicou que existe uma dificuldade para o preenchimento de cargos em todo o Estado. "Estamos estrangulados pela Lei de Responsabilidade Fiscal para a contratação de mais servidores. O CNJ apresentou novos critérios de promoções e remoções, o que provoca dificuldades", disse. 

No prazo de até 90 dias, o TJRS poderá anunciar a nomeação de servidores para a Comarca, visando o preenchimento de 16 cargos de oficial escrevente que, hoje, estão vagos. 

Também estavam presentes na reunião o vice-presidente da subseção de Gravataí, Hercules Perrone; a secretária-geral adjunta, Dalva Costa Moreira; o conselheiro da subseção, Rafael Ferreira e Silva; o presidente da Associação dos Procuradores de Gravataí, Wilson Klippel Júnior; o advogado Luiz Francisco Barbosa; e o juiz da 1ª Vara Cível, Vinicius Tatsch dos Santos. 

Rodney Silva 
Jornalista – OAB/RS 14.759

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro