06.06.13 | Advocacia
Bertoluci dá continuidade às visitas nas Salas da OAB na Capital
Ao percorrer os espaços disponibilizados à advocacia nos Foros do 4° Distrito, Alto Petrópolis e Sarandi, foram verificados a qualidade dos serviços oferecidos.
Nesta quarta-feira (05), o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, deu continuidade às visitas nas Salas da OAB nos Foros da Capital – atividade que só será concluída com a passagem do dirigente em todos os espaços disponibilizados pela Ordem gaúcha nos Foros da Capital. Acompanhado do coordenador-geral das Salas da Capital e conselheiro seccional, Paulo Dariva, e do chefe de gabinete da entidade, Julio Cesar Caspani, Bertoluci verificou as instalações da sala do Foro do 4° Distrito.
Também foram realizadas visitas nas salas da OAB nos Foros do Alto Petrópolis e do Sarandi. Bertoluci destacou que a interlocução direta com o advogado é muito importante para que os objetivos de qualificação dos espaços sejam alcançados. "Sabemos quais são as principais ferramentas de trabalho que os advogados precisam para desenvolver suas atividades e estamos buscando, através destas verificações in loco, melhorar cada vez mais a estrutura disponibilizada. Porém, cada sala tem a sua particularidade, sua forma de funcionamento, e essa aproximação com o advogado contribui muito para que possamos perceber essas diferenças", avaliou o presidente.
Dariva registrou que mais uma vez as visitas foram positivas. "O retorno que recebemos dos advogados foi muito bom, o que fortalece o objetivo da Ordem gaúcha de padronização e excelência na prestação dos serviços oferecidos".
Para o próximo dia 25, estão marcadas as visitas nas salas do Foro Central e Justiça Federal.
Foro do 4° Distrito
A sala da OAB no Foro do 4° Distrito, equipada com três computadores com internet, scanner, impressora, fax, mesa para reuniões e poltronas, recebe cerca de 100 advogados mensalmente. O espaço é equivalente a três salas, sendo uma cedida para a empresa que presta serviço de fotocópia. Na oportunidade da visita, Bertoluci, Dariva e Caspani conheceram o setor de digitalização do TJRS e do Arquivo Judicial. Lá, os processos que chegam do Tribunal de Justiça e que deverão seguir para a Corte Superior ganham uma "ficha cadastral" e passam por uma série de etapas para serem digitalizados e devolvidos ao TJ. São cerca de 70 funcionários, entre eles, pessoas portadoras de deficiências de diferentes naturezas, compõem a equipe, que no total, manuseiam mais de três mil processos por mês.
Foro do Alto Petrópolis
Na visita à sala do Foro do Alto Petrópolis, os dirigentes da OAB/RS foram recebidos pela auxiliar na gestão da unidade judicial, Gemari Luiza Friedrich; que substituiu a juíza diretora, em período de férias. O espaço da advocacia no local é composto por dois computadores com internet, impressora e fax.
Foro do Sarandi
A última visita do dia foi no Foro do Sarandi, onde foram ouvidas as sugestões dos advogados no sentido de buscar melhorias para o estacionamento do local. Os dirigentes foram recebidos pelo juiz substituto, Marco Aurélio Martins Xavier, que se colocou à disposição da OAB para que auxiliar no pleito da entidade para que seja ampliado o número de vagas de estacionamentos dedicados à advocacia.
Camila Cabrera
Jornalista – MTB 16.528
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759