|   Jornal da Ordem Edição 4.291 - Editado em Porto Alegre em 06.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

22.08.13  |  Advocacia   

Bertoluci assegura atuação forte na defesa das prerrogativas aos advogados de subseções

O presidente da OAB/RS esteve, nesta quarta-feira (21), nas cidades de Erechim, Carazinho, Sarandi e Lajeado, e reforçou a defesa intransigente da classe por meio da atuação da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas, e também da inédita Procuradoria Regional das Prerrogativas.

Durante toda a quarta-feira (21), o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, esteve reunido com os dirigentes e advogados das subseções de Erechim, Carazinho e Sarandi, Lajeado, para abordar aspectos gerais da entidade, assim como futuras ações da Ordem gaúcha.

Na terça-feira (20), Bertoluci teve encontros com os advogados de Veranópolis, Nova Prata, Vacaria, Sananduva, Tapejara e Getúlio Vargas.

Em todas as reuniões, Bertoluci reiterou o compromisso de uma atuação forte e intransigente da Ordem gaúcha na valorização das prerrogativas dos advogados. "Por meio do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP), e também pela criação da inédita Procuradoria Regional das Prerrogativas, atuamos de forma profissional, e estamos à disposição de todos os advogados 24 horas por dia, pois não toleraremos a  intervenção na relação entre o advogado e seu constituinte", afirmou o dirigente.

O presidente da Ordem gaúcha também reforçou que o trabalho realizado na primeira Caravana das Prerrogativas será reeditado em breve. "Essa iniciativa pioneira no Brasil, que busca verificar in loco, casos de desrespeito às prerrogativas, é um projeto que nasceu aqui, e foi uma empreitada de tanto sucesso, que o Conselho Federal da OAB a incorporou à Campanha Nacional pela Dignidade dos Honorários, e atualmente já está implantada em mais de 10 Estados, além do Rio Grande do Sul", assegurou Bertoluci.

Essa interação entre a OAB/RS e o CFOAB, igualmente, foi um dos pontos de destaque nas reuniões. "O nosso Estado, com o auxílio das subseções, sempre observou muitos pleitos nascerem no RS e serem encampados pelo Conselho Federal da OAB, tais como o projeto que veda a compensação de honorários, o Simples Nacional para a advocacia, o direito de férias para os advogados, a renegociação da dívida do Estado do RS, e também a luta por um novo pacto federativo", destacou Bertoluci.

Todavia, o dirigente também lembrou que atualmente, a Ordem gaúcha fomenta e atua em questões que nasceram em Brasília, e foram difundidas entre as subseções por meio da seccional.. "Temos o exemplo do anteprojeto de iniciativa popular "Eleições Limpas", que busca uma necessária reestruturação da política nacional, assim como temos o projeto Saúde+10, que recentemente foi entregue à Câmara dos Deputados com mais de 1,8 milhão de assinaturas" finalizou Bertoluci.

Confira o que foi tratado nas reuniões:

Erechim

O presidente Alessandro Bonatto, em conjunto com a sua diretoria, visitou a futura sede da subseção. O dirigente destacou a importância da construção de uma nova estrutura, para que haja uma melhora na prestação de serviços para os advogados da região.

Bertoluci reiterou que "essa iniciativa visa valorizar o profissional do Interior, e também é um compromisso da atual gestão com a constante qualificação dos serviços prestados a todos os advogados".

Sarandi

Na subseção, Bertoluci foi recebido pela presidente Jaqueline Maria Salla Krieling, juntamente com a sua diretoria. Uma das principais preocupações foi em relação à certificação digital dos advogados. "Necessitamos aumentar o número de profissionais da região com o certificado digital, pois ele será essencial para a atuação no processo eletrônico", relatou a dirigente.

O presidente da Ordem gaúcha afirmou que o Comitê de Gestão Digital, formado pela OAB/RS, CAA/RS e ESA está realizando treinamentos do PJe-JT ao longo de agosto JT, assim como já efetuou o treinamento de funcionários capacitadores do processo eletrônico junto ao CFOAB.

Carazinho

Bertoluci foi recebido pelo presidente, Júlio Eduardo Piva, acompanhado de sua diretoria e também do presidente da Comissão de Acesso à Justiça da Ordem gaúcha, conselheiro seccional César Souza.

Piva destacou que uma das necessidades da subseção é com relação ao treinamento dos profissionais acerca do processo eletrônico, sendo uma preocupação da diretoria capacitar os advogados da região.

No final do encontro, o presidente da Ordem gaúcha também visitou o terreno da sede da subseção.

Lajeado

O presidente da subseção de Lajeado, César Adriano Antoniazzi, além do presidente do TED, Fábio Scherer de Moura recepcionaram Bertoluci na cidade. Também participou o presidente da OAB Estrela, Daniel Horn. 

Na ocasião, foi realizada audiência pública que discutiu a melhora nas condições de trabalho dos advogados. Foram debatidos temas como os problemas encontrados com relação à dificuldade de acesso às dependências do Foro da Comarca, além de pontos do estacionamento para os advogados, e também problemas com casos de desrespeito às prerrogativas.

No final do encontro, Moura realizou uma explanação acerca da atuação do TED, principalmente com relação à publicidade irregular na advocacia.

João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715v

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro