|   Jornal da Ordem Edição 4.291 - Editado em Porto Alegre em 06.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

22.11.12  |  Consumidor   

Banco paga indenização por ter descumprido ordem judicial

A instituição financeira inscreveu, indevidamente, o nome da autora nos cadastros restritivos de crédito, contrariando decisão expressa de juiz.

Um banco foi condenado a indenizar uma empresa em R$ 35 mil, a título de danos morais, por ter descumprido ordem judicial em que ficou ordenado, expressamente, que se abstivesse de inserir o nome da correntista nos cadastros negativos de crédito. A decisão é da 1ª Câmara de Direito Civil do TJSC.

Como na Comarca local a condenação ficara em R$ 20 mil, a instituição financeira apelou, sustentando não haver provas de quaisquer danos à firma. Porém, os magistrados consideraram desnecessárias comprovações de qualquer natureza, em razão do visível descumprimento da ordem do juiz para que não inscrevesse o cliente no SPC e na Serasa.

Os representantes da autora também apelaram. Requereram que o valor dos danos morais fosse majorado, assim como os honorários dos defensores, que passaram de 15% para 20%. Por fim, o Tribunal ainda aplicou multa de 1% contra o agente financeiro, por litigância de má-fé, além de outros 20% a título de indenização, ambos os percentuais sobre o valor atualizado da causa.

A desembargadora substituta Denise Volpato, relatora dos recursos, disse que foi o banco, com "elevado poderio econômico, que inscreveu indevidamente o nome da autora nos cadastros restritivos de crédito, contrariando decisão judicial expressa". Segundo a julgadora, além de reparar os danos experimentados pela parte, que aguarda a solução de uma controvérsia - danos estes de difícil ou impossível comprovação material -, "o instituto tem nítidos contornos inibitórios - visando a manutenção da dignidade da jurisdição e da finalidade pública do processo". A votação foi unânime

Apel. Cível nº: 2011.083098-8

Fonte: TJSC

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro