|   Jornal da Ordem Edição 4.287 - Editado em Porto Alegre em 27.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

18.12.07  |  Trabalhista   

Banco do Brasil e Previ respondem solidariamente por diferenças na complementação de aposentadoria

A 4ª Turma do TRT-MG manteve a condenação solidária do Banco do Brasil e da Caixa de Previdência dos Funcionários do BB (Previ) pelas diferenças apuradas no plano de complementação de aposentadoria em favor da reclamante Marisa Pinto Fiusa.

A Turma rejeitou a tese do banco de que, como não se trata de grupo econômico (como preceituado no parágrafo 2º do art. 2º da CLT) não há previsão legal ou convencional que autorize a responsabilização subsidiária a ele imposta pela sentença.

Quem explica é o relator,  Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello: "A entidade de previdência privada foi criada e patrocinada pelo ora recorrente, desta relação resultando o pedido inicial e o objeto condenatório. Deriva a responsabilidade solidária, assim, da posição assumida pelo empregador na relação jurídica empregatícia, e pelo nexo relacional criado com a empresa de previdência privada, que achou por bem e voluntariamente instituir".

Para o relator, existe, na verdade, entre o Banco e a Previ uma estreita relação de proximidade, com coordenação e interligação, que os equipara à figura jurídica do grupo econômico e, por isso, cabe a responsabilização solidária de ambos. "Uma vez que a complementação de aposentadoria foi instituída em razão do contrato de trabalho, ainda que se verifique a finalidade previdenciária e a existência de fundação para implemento do benefício, a natureza da obrigação contratual é trabalhista e clama pela responsabilidade, quanto aos créditos que daí resultam, de ambas as partes que compõem o pólo passivo da reclamação", finaliza. (Proc. nº 00191-2007-003-03-00-7 - TRT-MG).

.............
Fonte: TRT
 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro