|   Jornal da Ordem Edição 4.309 - Editado em Porto Alegre em 31.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

27.04.12  |  Advocacia   

Bagé, Dom Pedrito e Santana do Livramento recebem a Interiorização da Caravana das Prerrogativas nesta quinta-feira (26)

A iniciativa promove audiências públicas e intensifica o diálogo entre a seccional e os advogados do Interior.

A Caravana das Prerrogativas da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas, percorreu nesta quinta-feira (26), as subseções de Bagé, Dom Pedrito e Santana do Livramento para tratar sobre o exercício profissional dos advogados.

A iniciativa, que faz parte do Programa de Interiorização Regionalizada da CDAP, está visitando as 106 subseções, promovendo audiências públicas e intensificando o diálogo entre a seccional e os advogados do Interior.

Conforme o presidente da CDAP e conselheiro seccional, Marcelo Bertoluci "esse trabalho está sendo desenvolvido desde setembro do ano passado, para mostrar a todos que não aceitaremos qualquer tipo de violação às nossas prerrogativas".

Acompanhando a Caravana estava o integrante do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS, André Araújo que passou orientações sobre os processos de instruções, esclareceu dúvidas sobre propaganda irregular, entre outros assuntos.

Confira o que ocorreu em cada subseção visitada nesta quinta-feira (26):

Bagé

Em Bagé, a Caravana foi recepcionada pelo presidente da subseção, Robert Hecht Jr. e pelo presidente da OAB-Prev, vice-presidente do TED e conselheiro seccional Jorge Fara.

Na cidade, Bertoluci fez uma breve prestação de contas da Caravana. "Já percorremos 78 subseções, o que resultou até o momento, em cento e cinquenta expedientes". Entre os assuntos debatidos, esteve também o aviltamento de honorários.

"Conforme Bertoluci, a Ordem gaúcha vem, constantemente,oficiando diversos magistrados, reiterando a importância da fixação digna dos valores pagos aos advogados, e, ainda, por meio da CDAP, buscando atuar como assistente em processos, a fim de resguardar o direito dos profissionais".

Dom Pedrito

Acompanhada por Fara, a Caravana foi recebida pelo presidente local, Luiz Augusto Gonçalves de Gonçalves.

Um dos assuntos debatidos no encontro, foi a preocupação dos advogados com relação às pessoas que não são magistrados estarem jurisdicionando.Outra situação trazida pelos profissionais, foi a dificuldade de os advogados terem acesso aos inquéritos na Delegacia de Polícia. Para isso, os advogados estão tendo que fazer um requerimento solicitando os autos.

"Esse encontro é mais que uma troca de ideias, e sim, demonstra o real interesse da entidade em saber o que está ocorrendo no dia a dia do exercício profissional", afirmou Fara.

Santana do Livramento

Já na noite desta quinta-feira, a Caravana esteve em Santana do Livramento, onde foi recepcionada pelo presidente Luiz Eduardo D’Avila e pelo conselheiro secional Carlos Thomaz Albornoz.

Um dos problemas trazidos foi a marcação de audiências, que está ocorrendo com o intervalo de 5 minutos entre cada uma no Juizado Especial Criminal. Outro caso relatado, foi sobre a Polícia que está intimando as pessoas para audiências, sem avisar o Fórum antecipadamente. Além disso, as audiências do JECRIM, estão sendo realizadas por juízes leigos.

Nesta sexta-feira (27), a Caravana estará em Rosário do Sul, São Gabriel, Caçapava do Sul e Lavras do Sul.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro