|   Jornal da Ordem Edição 4.309 - Editado em Porto Alegre em 31.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

06.06.12  |  Consumidor   

Autorizada cirurgia de redução de estômago para portadora de obesidade mórbida

Paciente apresentava problemas de saúde decorrentes de condição observada desde a infância; tratamentos anteriores não atingiram resultados esperados.

Foi julgado como procedente pedido de autorização de cirurgia de redução de estômago para mulher com obesidade mórbida. A decisão é da juíza da 14ª Vara Cível de Brasília.

A autora, titular de plano de saúde da Sul América, é portadora de obesidade desde a infância. Apesar dos vários tratamentos feitos, não houve resultado positivo. O problema resultava em problemas de saúde como: artropatia nos tornozelos, dispnéia aos esforços, esteatose hepática e síndrome metabólica. Por causa desses problemas causados pela obesidade mórbida, teve recomendação médica de cirurgia. Contudo, não foi autorizada pela empresa, sob a alegação de não estar de acordo com a diretriz do Conselho Federal de Medicina, que determina os critérios a serem atendidos para a realização da cirurgia.

A companhia apresentou contestação, alegando que não se configuram os requisitos autorizadores. Sustentou que ao negar autorização para realização da cirurgia, agiu de acordo com o que foi contratado entre as partes. E alegou que a autora não comprovou a ineficiência de tratamento clínico realizado.

A juíza decidiu que não merece prosperar a alegação do plano de que a autora não comprovou o tratamento clínico, pois ela convive com a obesidade desde a primeira infância e, na época da requisição da cirurgia, contava com IMC acima de 40, com risco de contrair doenças crônicas. Pela análise dos documentos do processo, ficou demonstrado que a obesidade lhe causou distúrbios de saúde. Além disso, a cirurgia visa a evitar que doenças como hipertensão arterial e diabetes mellitus, entre outras, se tornem crônicas.

Cabe recurso da sentença.

Processo nº: 2011.01.1.227227-2

Fonte: TJDFT

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro