|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

24.05.07  |  Diversos   

Automóvel não é considerado indispensável ao exercício da profissão de artesão e pode ser penhorado

A 6ª Turma do TRT-MG negou provimento a agravo de petição, rejeitando o argumento de que o automóvel pertencente a um artesão seria impenhorável, a teor do inciso VI, do art. 649, do CPC, que põe a salvo das penhoras judiciais os equipamentos necessários ao exercício da profissão.

Segundo explica o relator do recurso, desembargador Hegel de Brito Boson, "não se pode presumir que um automóvel seja essencial ou indispensável ao exercício do ofício de artesão".

O recurso foi interposto por Nilson Inacio da Silva (reclamado), ante execução movida por Deividy Daniel Garcia (reclamente). Em nome deste, atua o advogado Elmer Flavio Ferreira Mateus.

Mantendo os fundamentos da decisão proferida na Vara do Trabalho de Formiga (MG), o relator acrescenta que o simples fato de o veículo ser utilizado para busca e venda de mercadorias não o torna essencial à atividade artesanal, pois existem outros meios de transportar a matéria-prima e fazer a entrega das peças acabadas.

A decisão frisa que o executado sempre pode, a qualquer tempo, substituir a penhora por dinheiro, que tem preferência legal nas execuções judiciais.

Por esses fundamentos, a Turma manteve a penhora sobre o veículo do executado, "destinada ao pagamento dos créditos trabalhistas devidos a quem lhe prestou serviços". (Proc. nº
( AP nº 00429-2005-058-03-00-0  - com informações do TRT-3)

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro